RSS

sexta-feira, 25 de março de 2011

Acompanhamento/ 14 à 18 de março

Sequência Didática
Escola Municipal Emília Ferreiro
Professora: Maria Célida C. Bezerra
1º ano 1º ciclo
Objetivos:
• Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
• Despertar e estimular o interesse pela leitura e escrita da Música.
Material Necessário:
A música “A COBRA NÃO TEM PÉ” conhecida pelos alunos com letra cursiva.
Desenvolvimento:
1ª Etapa:
Apresentar a letra da música, cantar com eles, e fazer com que eles despertem o interesse pela música;
Entregar para os alunos a letra da música mimeografada, pedindo aos alunos que identifiquem a palavra “COBRA”.
2ª Etapa:
Pedir que os alunos identifiquem nos títulos das músicas:
A COBRA, A BARATA, A CANOA, a música trabalhada.
3ª Etapa:
Produzir a reescrita da música pedindo que o aluno fale a letra e a professora escreva. No momento que a professora estiver escrevendo pode-se fazer as intervenções da música.
1- Com que sílaba se inicia o nome da música?
2- Com que letra termina?

Avaliação: Espera-se que ao final das atividades trabalhadas todos os alunos tenham aprendido a música, a identificação do título e desenvolvido a sua aprendizagem. É importante que o professor garanta a participação de todos.











ESCOLA MUNICIPAL EMÍLIA FERREIRO
PROFESSORA: MARIA CÉLIDA C. BEZERRA
1º ANO 1º CICLO
Relatório das atividades desenvolvidas em três etapas com alunos do 1º ano, a música trabalhada foi uma que já era conhecida deles.
1º momento: Falei que durante uma semana iríamos cantar e trabalhar algumas atividades da musiquinha A COBRA NÃO TEM PÉ. Quando falei isso eles logo disseram que já conheciam a musiquinha, então pensei não vai ser difícil cantar e fazer alguns gestos. Como eles já sabiam, dei a letra da música pra eles, e também copiei no quadro e pedi que identificassem o nome da cobra. Fui escrevendo no quadro junto com eles e eles pintaram.
2º momento: Dei uma atividade com três nomes de outras músicas, que foi A CANOA, A COBRA, A BARATA. Logo eles identificaram. Nesse momento acho que pequei em não ter colocado desafio na lista de música, pelo menos dois nomes coma sílaba Co, mas espero melhorar na próxima.
3º momento: Trabalhamos a reescrita da música. Como é 1º ano fui a escriba pra eles, eleS ditaram a música e eu copiei no quadro. Depois pedi que escrevessem numa folha de papel a parte, quando estava escrevendo as palavras eu perguntava com que letra escreve, começa com vogal ou consoante, assim até o final, em alguma das atividade que identificassem as vogais, não sei se foi correto.
Espero melhorar nas próximas atividades e relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário