RSS

segunda-feira, 21 de março de 2011

Acompanhamento/ 14 à 18 de março

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CISNE BRANCO”
DIRETORA: DOMINGAS RODRIGUES PEREIRA
COORDENADORA PEDAGÓGICA: ANTONIA DE ASSIS GOMES DE SOUSA
SECRETÁRIO: LEANDRO MAIA TEIXEIRA
PROF.ª: MARIA LUSIMAR DA SILVA
2º ANO DO 2º CICLO
MARABÁ, 23 DE FEVEREIRO DE 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

* OBJETIVOS:
• Reconhecer a leitura como fonte essencial para produzir bons textos.
• Reconhecer os gêneros fábulas em meio a outros gêneros.
• Construir textos respeitando as características essenciais do gênero fábula.

* Conteúdo:
• Leitura e produção textual (fábula).
*Tempo estimado:
• Três (3) aulas.
*Materiais necessários:
• Livros de fábulas
• Textos selecionados
• Quadro e giz.

*Desenvolvimento:
1ª Etapa:
Apresentação da atividade que será desenvolvida em três aulas, sugerida pelo programa Pró- Letramento. Na oportunidade, será feito o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o Gênero textuais Fábula, se conhecem, suas características e como podem ser identificadas. Em seguida, apresentar fábula “O rato do mato e o rato da cidade” e a leitura de todos em voz alta, conversa informal sobre o Gênero textual. Apresentação de outros textos, onde os alunos serão convocados para identificarem outras fábulas.
2ª Etapa:
Escrita da fábula no quadro: A gansa de ovos de ouro. Pedir aos alunos para lerem individuais e em seguida coletivamente. Após leitura solicitar que os mesmos falem oralmente os seguintes questionamentos: o título? Personagens? Moral da estória? Autor do texto? Pedir que os alunos pesquisassem outras fábulas.

3ª Etapa:
Leitura de várias fábulas, as trabalhadas anteriormente e algumas pesquisas dos alunos. Depois perguntar as crianças à diferença de fábulas para os outros textos. Pedir para explicar oralmente.
4ª Etapa:
Após um diálogo sobre o gênero, pedir os alunos que discutam a presença de animais, comportamento de seres humanos, mensagem ou ensinamento, texto com início, meio e fim.
Solicitar uma produção textual individual, onde os alunos terão que criar uma fábula ou fazer a reescrita de uma fábula lida.

* Avaliação:

A atividade deverá oportunizar aos alunos momentos de interação de toda turma, como também a participação e interesse de todos. É lógico que na produção textual alguns alunos poderão apresentar dificuldades, mas como está no início do ano e com a ajuda da professora a certeza de que vão superar essas dificuldades, será o ponto positivo das produções e dos objetivos propostos. Verificar se a maioria, identifica esse gênero trabalhado, pois é uma experiência muito gratificante, e com a continuidade do trabalho todos vão alcançar um bom desenvolvimento.








RELATÓRIO

O gênero textual escolhido para trabalhar na seqüência didática foi texto narrativo (fábulas), por serem textos curtos e de fácil entendimento para as crianças.
Fiz o planejamento da seqüência didática para trabalhar em dias alternados, isto é, em três aulas, exatamente nas aulas de português (segunda, quarta e sexta-feira). Para que os alunos tivessem oportunidade de pesquisar e ler em casa e assimilar bem o conteúdo.
Iniciei o trabalho na segunda-feira (14/02/2011) com a apresentação do tema para a turma,
Fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios, lendo uma fábula “O rato do mato e o rato da cidade” (Monteiro Lobato) para os alunos, seguida de uma conversa informal sobre o assunto. Onde as crianças tiveram oportunidade de citar outras fábulas.
Na quarta-feira dei continuidade a seqüência didática com a escrita de uma fábula no quadro “A gansa de ovos de ouro”, onde sugeri para os alunos lêem individualmente e em seguida coletivamente. Após a leitura promovi uma discussão com questionamento sobre a característica do gênero textual (fábula), na qual percebi que o trabalho estava sendo assimilado. Pois através das perguntas os alunos citavam títulos, personagens, autor, mensagem de ensinamento etc..
Na sexta-feira concluir o trabalho após a leitura de outras fábulas pesquisadas pelos alunos, inclusive as trabalhadas. Houve uma interação entre os alunos sobre o tipo de texto que tinha presença de animais falantes. Moral da história; que no caso seria um ensinamento para o nosso dia-a-dia. Então solicitei a produção textual, onde os mesmos teriam que criar uma fábula ou fazer a reescrita de uma história lida na sala de aula.
Confesso que foi uma experiência gratificante, é claro que a turma inteira não conseguiu produzir um texto ou recontar sem nenhuma dificuldade. Ainda existem alunos com dificuldade tanto na leitura quanto na escrita, mas a sementinha foi plantada e acredito que vou colher bons frutos. Porque a participação e o interesse foram de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário