RSS

terça-feira, 29 de março de 2011

IV ENCONTRO DO REVEZAMENTO - V FASCÍCULO

IV ENCONTRO DO REVEZAMENTO - V FASCÍCULO
Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem
Data: 28/03/2011
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: Augusto Bastos Morbach
Público alvo: Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Temática:
1. O LÚDICO NA SALA DE AULA: PROJETOS E JOGOS.
Objetivos de Ensino:
• Favorecer a reflexão sobre a importância da elaboração dos projetos didáticos como aliados ao processo de ensino e aprendizagem.
• Promover a reflexão sobre a importância do lúdico no processo de ensino de 1º ao 5º ano.
Objetivos de Aprendizagem:
• Refletir sobre a importância da elaboração dos projetos didáticos como aliados ao processo de ensino e aprendizagem.
• Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professores da escola pública no seguimento de 1° ao 5° Ano.
• Elaborar roteiro de um projeto de leitura e produção de textos para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
• Reconhecer a importância de aliar o lúdico às práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Materiais a serem utilizados:

 Data-show
 Notebook
 Caixa de som
 CD do Fascículo V (slides e vídeos)
MANHÃ

08h00min às 08h20min – Dinâmica (Classificados)
08h20min às 09h00- Levantamento de conhecimentos prévios sobre a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula:
Encaminhamento: A formadora lança os seguintes questionamentos ao grupo:
De que forma o caráter lúdico está sendo garantido na rotina do planejamento em sala de aula? Como as atividades lúdicas contribuem para a apropriação do sistema de escrita alfabética, leitura e produção de textos? É possível usá-los com crianças em diferentes estágios de conhecimento da escrita? Que tipo de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética os alunos realizam ao vivenciarem as atividades lúdicas?
Como o objetivo é conhecer as idéias das professoras em relação ao trabalho com o lúdico em sala de aula, a formadora deverá limitar-se a anotar as respostas dadas, para que sejam retomadas posteriormente.

09h00min às 10h00min - Exibição do vídeo: "Jogos e Brincadeiras".
Encaminhamento: A formadora propõe aos cursistas que assistam ao vídeo, realizando pausas necessárias onde deverão ser socializadas as dúvidas e considerações dos cursistas.
10h00min ás 10h20min- Lanche
10h20min às 11h50min- Análise dos projetos e jogos apresentados no Fascículo v.
Encaminhamento: A formadora propõe que os cursistas se dividam por ano de trabalho sendo: 1° e 2° anos- grupo 1; 3°ano- grupo 2; 4° - grupo 3 e 5°ano- grupo 4. A partir dessa divisão encaminha a leitura do fascículo, sendo: Unidade I - grupo 3 e 4(sendo que no momento da socialização o grupo 3 socializará da página 08 à 12, e, o grupo 4 da página 13 à 16) , Unidade II - grupo 2, Unidade III- grupo 1. Os cursistas deverão fazer a leitura e análise das respectivas unidades, respondendo aos questionamentos sugeridos.

Na Unidade I, o grupo do 4º ano página 10 e o grupo do 5º ano os da página 14.
Na Unidade II, página 18.
Na Unidade III, os questionamentos serão os seguintes:
Ao realizar os jogos você avalia que o caráter lúdico dos jogos e brincadeiras garantiu que os alunos refletissem sobre o funcionamento de escrita alfabética?
No momento da brincadeira quais passos são importantes para garantir a aprendizagem do aluno?
Que avanços e dificuldades vocês observam ao desenvolver em sua sala de aula jogos voltados para o sistema de escrita alfabética?

TARDE

14h00min às 14h45min - Socializações das análises. Cada equipe apresenta as análises realizadas, expondo os pontos principais de cada unidade.

14h45min às 16h15min - Planejamento de Projetos utilizando as temáticas:
Almanaque e Brincadeiras populares ou mini-almanaque (Fonte: Revista Nova Escola).

Encaminhamento para os grupos: A formadora orienta aos cursistas que para concluírem as reflexões sobre os projetos desenvolvidos pelas professoras Shalimar e Leila, deverão reunir-se com seus colegas e planejarem um projeto didático, usando as temáticas: "Almanaque e Brincadeiras Populares" ou “Mini-almanaque” levando em consideração o ano em que está atuando. A formadora deverá recomendar aos cursistas que pensem sobre:

 Qual será o produto final do projeto?
 Qual o tempo de execução do projeto?
 Como serão as etapas do projeto/Recorte?
 Quais atividades de leitura, produção de texto e reflexão sobre o sistema de escrita serão realizados?

Os projetos deverão ser executados nas turmas e socializados nas escolas. Deve ser lembrado aos cursistas que registrem tudo que for feito para ser entregue à formadora.

15h45min às 16h00min-Lanche
16h00min às 17h20min - Socialização das atividades produzidas pelos cursistas.
17h20min às 17h40min - Encaminhamento das atividades à distância:

• Os professores cursistas deverão aplicar os projetos nas turmas. Deve ser lembrado aos cursistas que registrem tudo que for feito para ser entregue à formadora (relatório de aplicação das etapas realizadas no desenvolvimento do projeto).
• Leitura do Fascículo 4- Organização e uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura.

17h40min às 18h00min - Avaliação do encontro e frequência.

BIBLIOGRAFIA:
LEAL, TeIma F; MENDONÇA, Márcia; MORAES, Arthur Gomes e LIMA, Margareth Brainer de Queiroz. O lúdico na sala de aula: projetos e jogos - Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.
MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo, Ática, 1998.
MORAIS, A. G. Aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Caderno de Apoio à Prática Pedagógica - Ortografia. Salvador, Bahia, 1996.
BRASIL. SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEC - PROFA, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário