RSS

segunda-feira, 21 de março de 2011

Acompanhamento/ 14 à 18 de março

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CISNE BRANCO”
DIRETORA: DOMINGAS RODRIGUES PEREIRA
COORDENADORA PEDAGÓGICA: ANTONIA DE ASSIS GOMES DE SOUSA
SECRETÁRIO: LEANDRO MAIA TEIXEIRA
PROF.ª: EDVALDA LEÃO RODRIGUES DOS SANTOS
2º ANO DO 1º CICLO
MARABÁ, 23 DE FEVEREIRO DE 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
*OBJETIVOS:
• Refletir sobre as situações de leitura no processo ensino aprendizagem.
*Tempo: uma (1) semana
*Conteúdo: leitura
*Material necessário:
• Livro: A bela e a fera, Aladim, A Bela Adormecida.
• (Clássicos Adoráveis), papel 40 kg, pincel atômico.

*Desenvolvimento:
1ª Etapa:
Selecionar textos diversos, inclusive as que os alunos já conhecem. Escrever cada texto em um cartaz para apresentar ao grupo. Fazer com que os alunos recitem os textos coletiva e individualmente.
Fazer com que os alunos falem das diferenças entre os textos.
2ª Etapa:
Apresentar o texto A Bela e a Fera, em cartaz sem especificar o título, com o objetivo de que os alunos usem as tiras para identificarem qual o título está de acordo com o texto exposto a eles. Montar os títulos de acordo com a ordem do cartaz.
3ª Etapa:
Apresentar aos alunos o texto Aladim em cartaz e pedir aos mesmos que observem o cartaz. Em seguida cobrir os três primeiros títulos e depois pedir, que os alunos procurem ler os dois últimos. Entregar aos alunos as tirinhas e peças para que as monte com as letras móveis. Fazer com que identifiquem as vogais e consoantes e a construção das palavras através das letras do alfabeto.
4ª Etapa:
Apresentar aos alunos A Bela Adormecida para que dentro da história os alunos identifiquem quantas sílabas há no título, quantas vogais e consoantes. Pedir que as crianças montem o conto lacunado com essa atividade o aluno irá explorar a construção textual.
5ª Etapa:
Para revisão dos textos, fazer interpretação oral e o reconto. Propor aos alunos que escrevam palavras do texto para montarem uma lista em ordem alfabética. Rever como acontece a organização do texto.

Avaliação: observar os progressos dos alunos em relação à construção do sistema da escrita e ao desenvolvimento de saberes distintos através da complexidade e particularidades de se criar situações de aprendizagem as quais os alunos tenham apreciado.














RELATÓRIO
Para que eu pudesse desenvolver a seqüência didática com a minha turma planejei uma rotina a ser trabalhada da seguinte maneira:
Na 1ª etapa: selecionei textos diversos, inclusive as que os alunos já conheciam. Escrevi cada texto em um cartaz para socialização do grupo, e fazer com que os alunos recitassem os textos coletivamente e individualmente, fazendo assim intervenções nas quais os alunos pudessem falar das diferenças entre os textos. Alguns alunos apontaram as diferenças entre os textos. Então propus um ditado para reconhecerem a diversidade de palavras encontradas no mesmo.
Na 2ª etapa da seqüência apresentei o texto: A Bela e a Fera no cartaz sem especificar o título, com o objetivo de que os alunos usassem as tiras para identificarem qual o título correspondia ao texto lido. Propus como atividade, o reconto da história estudada. Alguns alunos conseguiram recontar e outros apresentaram dificuldades na hora de passar para o papel.
Já na 3ª etapa, trabalhei com o título: Aladim, também em cartaz e pedir aos mesmos que observassem os textos. Em seguida entreguei as tiras e pedir para que eles montassem com as letras móveis cada título em seqüência em que os textos encontravam-se expostos. Pedi que os alunos montassem com o alfabeto móvel palavras e com isso adquirissem habilidades de reconhecer vogais e consoantes.
Na 4ª etapa, trabalhei o texto; A Bela Adormecida, para que dentro da história os alunos identificassem quantas sílabas há no título, quantas vogais e consoantes. A atividade proposta foi um texto lacunado aonde eles iriam explorar a construção textual.
Na 5ª e última etapa da seqüência didática, fizemos a revisão dos textos através de interpretação oral e reconto. Como atividade propus para os alunos que escrevessem palavras do texto para que pudéssemos montar uma lista em ordem alfabética.
Rever como acontece a organização do texto.
Algumas idéias que nortearam a explicação da seqüência didática:
Em primeiro lugar a consciência de que todo conteúdo, qualquer que seja ele, nunca é um fim em si mesmo.
Ele é, sim, um instrumento para aprender e pensar o próprio conhecimento. Para que esses objetivos pudessem ser atingidos, propus aos alunos atividades que desencadeassem reflexões sobre a maneira como a língua escrita se organiza e se articula; por isso escolhi narrativas por ser o tipo de texto mais lido e escrito pelas crianças da faixa etária dos alunos das séries iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário