RSS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1º e 2º anos. NOVA ESCOLA- EDIÇÃO ESPECIAL. NOV 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º e 2º anos

TÍTULOS DE HISTÓRIAS
Objetivos  - Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.  - Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
Conteúdo  - Leitura. Anos  1º e 2º anos.
Tempo estimado  Rotina semanal, de preferência em dias alternados aos das atividades de escrita. Material necessário Lista de contos de fadas conhecidos dos alunos, escritos em letra de forma. Exemplos para duas sequências de leitura: I. O Pequeno Polegar, O Patinho Feio, O Príncipe Sapo, O Gato de Botas e O Alfaiate Valente. II. A Guardadora de Gansos, A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha.
Desenvolvimento 1ªetapa As crianças devem localizar em uma lista de vários títulos de contos de fadas o livro que você lerá para elas. Selecione títulos muito semelhantes em quantidade e variedade de letras para que elas busquem ler a parte central do texto, já que as diferenças não se encontram todas nos segmentos iniciais e finais. Apresente a lista de títulos afixada a uma altura próxima dos olhos.
Conte que vai ler todas as histórias para eles ao longo da semana e que hoje devem encontrar o título do conto O Patinho Feio. Leia cada um deles em voz alta para os alunos, mas não na mesma ordem em que aparecem escritos. Essa leitura é fundamental para que as crianças saibam “o que” está escrito e tentem encontrar "onde”.

Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Entregue ao aluno uma lista com letras em tamanho ampliado ou letras móveis ou texturizadas.

2ªetapa Diga: “Agora, para encontrar o título, vamos observar apenas estes aqui”. Mostre os três primeiros e cubra os dois últimos com uma folha ou cartolina. “Onde está escrito O Patinho Feio?” Procure ajudar os alunos com base no que for sendo colocado por eles. Pode-se aqui pedir que comparem com os nomes dos colegas. Se alguém aponta o título O Pequeno Polegar como sendo O Patinho Feio e diz que começa com “p”, de Paulo, chame a atenção de todos para o que o colega descobriu. Em seguida, mostre que os outros dois títulos também começam com “p” : “O que acham destes aqui?”
Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Coloque-o sentado ao lado de uma dupla e com letras móveis, peça que o colega entregue as letras na ordem que a professora mostrar no quadro.

3ª etapa
Volte a O Pequeno Polegar e pergunte: “Onde está escrito ‘patinho’ aqui?” Se algum aluno indicar a palavra “pequeno”, dirija-se a todos e pergunte se estão de acordo. Então pergunte com que letra termina a palavra “patinho”. Provavelmente dirão “o”. Nesse momento, indique que não apenas “pequeno” termina com “o”, mas “patinho” também. Mostre, assim, que devem seguir outro caminho para encontrar o caminho correto.
Compare a escrita de “pequeno”, “príncipe” e “patinho” e observe que “pequeno” tem a letra “e” e “príncipe” a letra “r” após o “p”. Para essa atividade, os alunos têm de olhar para o que está escrito, a grafia das palavras.
4ªetapa Prossiga a investigação perguntando onde está escrito “feio” nos três títulos, já que procuram O Patinho Feio. Quando os alunos localizarem a palavra “feio”, leia o título todo para eles e também os outros dois que estavam sendo comparados. Comente que são parecidos porque os três começam com “p” e dois deles terminam com “o”. Peça que marquem com X o título que será lido na aula.
Avaliação Procure garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade. O ideal é que tenham oportunidade de expor suas estratégias e que elas sejam socializadas para o grupo, promovendo a discussão sobre cada uma delas.
Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Algumas vezes, deixe que o aluno vá bem próximo à lista de títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário