RSS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

II ENCONTRO - REVEZAMENTO

II ENCONTRO DO REVEZAMENTO - III FASCÍCULO

Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem
Data: 31/01/2011
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: Augusto Bastos Morbach
Público alvo: Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Temática:
1. A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino.
Objetivo de ensino:
- Possibilitar aos professores o reconhecimento das práticas sociais de leitura e escrita.
- Criar condições para que os cursistas possam refletir sobre o planejamento como instrumento que contribui com as escolhas e com os trabalhos selecionados pelo professor.
Objetivos de aprendizagem:
-Reconhecer a importância das práticas sociais de leitura e escrita na rotina escolar;
- Compreender a organização do tempo escolar observando as modalidades organizativas: Projetos, sequência didática, atividades habituais e atividades independentes.
Materiais a serem utilizados: data show, not book.


MANHÃ
08 h às 08h20 min - Leitura compartilhada ou dinâmica

08h20min às 9:15 h – Levantamento de conhecimentos prévios sobre a prática de leitura e escrita que os professores realizam em sua turma.
Elaboração da rotina de leitura e escrita que os professores realizam na escola, destacando as que acontecem ocasionalmente
Encaminhamento:
A formadora solicita que os cursistas elaborem uma rotina de leitura e escrita baseada em sua prática de sala de aula. Após a elaboração da rotina, a formadora mediará a socialização das atividades realizadas com base nos questionamentos abaixo. Neste momento, a formadora deverá registrar as respostas dos questionamentos na lousa. Posteriormente, deverá recolher a rotina elaborada por cada professor.
Perguntas norteadoras: O que se lê?O que se escreve? Para quê se lê? Para quê se escreve? Quando? Para quem?Com quem? Em que condições, lê-se e escreve-se na escola? (p. 07, Fascículo III)

09: 15 h às 10:00 min – Trabalho em grupo referente a relatos do Fascículo III sobre experiências de leitura e escrita na sala de aula.
Encaminhamento:
A formadora divide a turma em seis grupos, solicita que façam a leitura dos relatos, discutam em grupo e socializem os pontos relevantes abordados em cada relato.
Grupo1: (p. 08 e 09) – Grupo 2: (p.09 à 11) – Grupo 3: ( p. 13 e 14) – Grupo 4: (14 e 15) – Grupo 5: (p. 15 a 17) – Grupo 6: (p.18 à 21).

10: 00h - Intervalo

10h 15min às 11:45 min – Socialização dos grupos, análise e socialização da rotina elaborada anteriormente pelos cursistas. .
Encaminhamento:
A formadora orienta os cursistas a lerem o relato referente a seu grupo antes de fazerem os apontamentos referentes as situações apresentadas, e quando necessário a formadora faz as devidas intervenções.

Em seguida, a formadora encaminha a análise da rotina elaborada pelos cursistas anteriormente com base nos questionamentos do Box da página 21. (Das atividades que você listou inicialmente quais delas você retiraria de sua rotina e por quê? De quais delas você mudaria a freqüência semanal e por quê? Que atividades não contempladas você incluiria na rotina e que ajustes faria para garantir essa inclusão?).
Essa análise será registrada no material entregue no início da manhã, para posterior socialização.


TARDE
14h às 14h25min – Dinâmica ou leitura de fruição.

14:25 às 15:00 - Leitura compartilhada do texto “Gestão do tempo, apresentação dos conteúdos e apresentação das atividades” de Delia Lerner.
Encaminhamento:
A formadora encaminha a leitura compartilhada fazendo pausas para comentários e considerações.

15:00 às – Apresentação de uma seqüência didática em data show.
Encaminhamento:
A formadora apresenta ao grupo uma seqüência didática de leitura, esclarecendo dúvidas e realizando comentários.

15: 20 - Elaboração de uma sequência didática de leitura e escrita ou conforme a necessidade da turma.
Encaminhamento:
A formadora dividirá a turma em 05 grupos respeitando às series em que os professores estiverem atuando. Os professores deverão elaborar uma sequência didática semanal, para aplicá-la posteriormente com sua turma.

16:20 – Intervalo

16:30 – Socialização das sequências produzidas pelos grupos.
Encaminhamento:
Cada grupo terá a oportunidade de socializar suas sequências, expondo suas opiniões. Ao final de cada apresentação, os demais cursistas e a formadora fará suas considerações.

17:20 às 17:45 – Avaliação do encontro e entrega do memorial.

17:45 às 18:00– Encaminhamento das atividades à distância.
Atividade 01 – Aplicação da sequência de atividade elaborada no encontro presencial e relatório descritivo a ser entregue.
Atividade 02 – Ler os Eixos necessários à aquisição da Língua Escrita da p. 15 à 57 do FASCÍCULO 01.

BIBLIOGRAFIA:

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia (coord). A organização do tempo pedagógico e o planejamento do ensino. Fascículo 3. UNICAMP. In Pró-Letramento Alfabetização e linguagem. Brasília, 2008.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: ARTMED, 2002. (pp. 87 a 92)

NOVA ESCOLA. Edição especial. Planos de Aula 1- Língua Portuguesa. Victor Civita. São Paulo. Nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário