ROTINA PEDAGÓGICA SEQUÊNCIA DIDÁTICA – FÁBULAS 5º ANO
COMPONENTES: R, D, R, F, F, E, Mª.
(SUGIRO TRABALHO COM OUTROS GÊNEROS TAIS COMO: CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO, NARRATIVAS ORAIS, CRÔNICAS, NOTÍCIAS, TEXTOS DE ENCICLOPÉDIA)
OBJETIVOS:
• Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros;
• Construir textos respeitando as características essenciais do gênero fábula;
• Apropriar-se dos procedimentos de produção e revisão textual, compreendendo-os como parte integrante do processo de produção de texto.
(PARA ABORDAR TODOS ESTES OBJETIVOS APENAS UMA SEMANA É SUFICIENTE?)
CONTEÚDO:
LEITURA E PRODUÇÃO
TEMPO ESTIMADO: 5 AULAS
MATERIAL NECESSÁRIO:
• Lápis de cor;
• Papel;
• Borracha;
• Textos selecionados;
• Livros de fábulas;
• Textos mimeografados;
• Papel madeira;
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos:
Ler uma fábula para os alunos e depois realizar uma conversa informal e registro sobre o que os alunos já sabem sobre fabulas, anotar no quadro. Pedir que eles digam o que conhecem sobre fábulas, se possível que citem alguns títulos que conhecem, perguntar sobre as principais características desse gênero textual.
Registrar as principais características de uma fabula no quadro (presença de animais com características humanas, narração curta – mas com início, meio e fim –, uma mensagem ou ensinamento moral como desfecho da história), e pedir que os alunos identifiquem ESTAS CARACTERÍSTICAS no texto lido anteriormente.
2ª ETAPA
Entregar uma fábula aos alunos (preferencialmente mimeografada ou xerocada), realizar a leitura pelo professor e depois pedir que eles mesmos leiam, e pedir que eles destaquem no texto com grifos ou circulando as principais características de uma fábula. Circular os personagens, grifar a narrativa, pintar a moral da história.
3ª ETAPA
Nessa etapa, explore também o sentido da moral da história nas fábulas e o uso dos ditados populares – base das morais nas fábulas – no cotidiano.
Pedir que os alunos tragam (antecipadamente) de casa provérbios e ditados populares. Escreva os provérbios em fichas móveis ou em um cartaz e questione em que momento e em que situação eles são usadas, o que se quer dizer com cada uma delas.
4ª ETAPA
Em outro momento, apresente outras versões das fábulas lidas anteriormente, confrontando as diferentes versões e propondo que a turma discuta e justifique aquela que mais lhe agrada.
5ª ETAPA
Com os alunos já familiarizados ao gênero, proponha a primeira produção de texto coletiva. Comece levantando com os alunos vários animais que poderiam ser personagens de sua primeira fábula. Anote a lista no quadro. Para direcionar a discussão, sugira que sejam animais rivais, por exemplo – uma forma de restringir o universo de possibilidades e tornar mais fácil a elaboração da trama.
Avaliação
Análise das produções dos alunos, verificando a aprendizagem das características textuais da fábula e desenvolvimento da produção sobre aspectos discursivos e textuais que ele realiza
OBSERVE A PARTICIPAÇÃO DE CADA ALUNO COM BASE NOS SEGUINTES ASPECTOS: FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A QUALIDADE DO QUE LÊ? PERCEBE O QUE TORNA OS TEXTOS CLAROS OU BEM ESCRITOS? UTILIZA RECURSOS QUE AUXILIAM NA ESCRITA? IDENTIFICA TEXTOS E AUTORES QUE POSSAM AJUDÁ-LO NUMA QUESTÃO ESPECÍFICA? PARA OS QUE APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE, RECORRA SEMPRE AO TRABALHO EM PARCERIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário