4º ano – Produção Textual
Componentes: M, M, L, M (COORD), A, V, C.
Objetivos
• Valorizar a leitura como fonte essencial para produzir textos com qualidades.
• Atribuir um significado ao texto lido relacionando os seus componentes com seus entendimentos e sentimentos.(REDUNDANTE)
• Identificar as características do gênero fábula.
Conteúdo
Produção textual (Fábulas) (SUGIRO TRABALHO COM OUTROS GÊNEROS TAIS COMO: CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO, NARRATIVAS ORAIS, CRÔNICAS, NOTÍCIAS, TEXTOS DE ENCICLOPÉDIA)
Tempo estimado
5 aulas
Material necessário
Lápis, borracha, papel A4, cartolina, papel madeira, pincel, livros ou textos selecionados com o gênero “Fábulas”.
Desenvolvimento
1ª etapa
Formação de uma roda de conversa para levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre fábulas (o que é?, quem conhece? Quais suas características? etc)
Leitura de diversos textos do gênero abordado e procurar identificar seus componentes. (SERIA INTERESSANTE ESPALHAR VÁRIAS LIVROS OU TEXTOS PELO CHÃO, FORMANDO UM AMBIENTE DE LEITURA)
2ª Etapa
Apresentação dos textos escolhidos em cartazes, Xerox ou mimiografados. ( UM VARAL DE TEXTOS SERIA INTERESSANTE)
Registrar no quadro as informações que os alunos considerem relevantes para, mais tarde, produzirem o seu próprio textos.
3ª Etapa
Peça, que as crianças reescrevam a fábula e a mesma moral que já foi apresentada ae lida pelo professor anteriormente. (ESSA REESCRITA É INDIVIDUAL, EM DUPLA OU COLETIVA? EXPECIFIQUE.)
AQUI, SERIA MELHOR, OU A REESCRITA COLETIVA DO TEXTO, OU POR AGRUPAMENTO PRODUTIVO. CASO SEJA COLETIVA COM O PROFESSOR SENDO O ESCRIBA, AS INTERVENÇÕES SERÃO FEITAS DURANTE A PRODUÇÃO. CASO SEJA A REESCRITA EM DUPLA, O PROFESSOR DEVERÁ ESCOLHER AQUELE TEXTO QUE ELE PODERÁ EXPLORAR MAIS DURANTE A REVISÃO DO TEXTO EM UMA OUTRA ETAPA.
Revisão da reescrita textual dos alunos, analisando os problemas encontrados, como os erros ortográficos, a estrutura e a coerência, expressões; etc. (TODOS OS TEXTOS SERÃO REVISADOS?, COMO SERÁ FEITA ESTA ESCOLHA?) VALE RESSALTAR QUE, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE O TEXTO ESCOLHIDO PARA A REVISÃO NÃO SERÁ O PIOR OU MELHOR, MAS SIM O INTERMEDIÁRIO. SÓ ASSIM A PROFESSORA GARANTIRÁ UMA BO INTERVENÇÃO DURANTE A REVISÃO.
4ª Etapa
Iniciar a produção textual das fábulas pelos próprios alunos, fazendo com que eles sigam as características estudadas desse gênero.
Oriente que todos façam a própria revisão e realizem uma nova avaliação do texto.
O QUADRO ACIMA É REFERENTE A 3ª ETAPA. SUGIRO QUE A 4ª ETAPA COMECE A PARTIR DAQUI
Apresentação das fábulas produzidas pelos próprios alunos em varal tendo público alvo toda comunidade escolar.
Avaliação
Observar a participação de cada aluno durante o desenvolvimento da sequência didática.
OBSERVE A PARTICIPAÇÃO DE CADA ALUNO COM BASE NOS SEGUINTES ASPECTOS: FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A QUALIDADE DO QUE LÊ? PERCEBE O QUE TORNA OS TEXTOS CLAROS OU BEM ESCRITOS? UTILIZA RECURSOS QUE AUXILIAM NA ESCRITA? IDENTIFICA TEXTOS E AUTORES QUE POSSAM AJUDÁ-LO NUMA QUESTÃO ESPECÍFICA? PARA OS QUE APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE, RECORRA SEMPRE AO TRABALHO EM PARCERIA - SE FOR O CASO, REALIZE JUNTO COM O ESTUDANTE ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário