RSS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DEVOLUTIVAS/ Acompanhamento- 07 à 14 de Fevereiro

4º ano – Produção Textual

Componentes: M, M, L, M (COORD), A, V, C.

Objetivos
• Valorizar a leitura como fonte essencial para produzir textos com qualidades.
• Atribuir um significado ao texto lido relacionando os seus componentes com seus entendimentos e sentimentos.(REDUNDANTE)
• Identificar as características do gênero fábula.
Conteúdo
Produção textual (Fábulas) (SUGIRO TRABALHO COM OUTROS GÊNEROS TAIS COMO: CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO, NARRATIVAS ORAIS, CRÔNICAS, NOTÍCIAS, TEXTOS DE ENCICLOPÉDIA)

Tempo estimado
5 aulas

Material necessário
Lápis, borracha, papel A4, cartolina, papel madeira, pincel, livros ou textos selecionados com o gênero “Fábulas”.

Desenvolvimento
1ª etapa
 Formação de uma roda de conversa para levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre fábulas (o que é?, quem conhece? Quais suas características? etc)
 Leitura de diversos textos do gênero abordado e procurar identificar seus componentes. (SERIA INTERESSANTE ESPALHAR VÁRIAS LIVROS OU TEXTOS PELO CHÃO, FORMANDO UM AMBIENTE DE LEITURA)
2ª Etapa
 Apresentação dos textos escolhidos em cartazes, Xerox ou mimiografados. ( UM VARAL DE TEXTOS SERIA INTERESSANTE)
 Registrar no quadro as informações que os alunos considerem relevantes para, mais tarde, produzirem o seu próprio textos.
3ª Etapa
 Peça, que as crianças reescrevam a fábula e a mesma moral que já foi apresentada ae lida pelo professor anteriormente. (ESSA REESCRITA É INDIVIDUAL, EM DUPLA OU COLETIVA? EXPECIFIQUE.)
AQUI, SERIA MELHOR, OU A REESCRITA COLETIVA DO TEXTO, OU POR AGRUPAMENTO PRODUTIVO. CASO SEJA COLETIVA COM O PROFESSOR SENDO O ESCRIBA, AS INTERVENÇÕES SERÃO FEITAS DURANTE A PRODUÇÃO. CASO SEJA A REESCRITA EM DUPLA, O PROFESSOR DEVERÁ ESCOLHER AQUELE TEXTO QUE ELE PODERÁ EXPLORAR MAIS DURANTE A REVISÃO DO TEXTO EM UMA OUTRA ETAPA.

 Revisão da reescrita textual dos alunos, analisando os problemas encontrados, como os erros ortográficos, a estrutura e a coerência, expressões; etc. (TODOS OS TEXTOS SERÃO REVISADOS?, COMO SERÁ FEITA ESTA ESCOLHA?) VALE RESSALTAR QUE, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE O TEXTO ESCOLHIDO PARA A REVISÃO NÃO SERÁ O PIOR OU MELHOR, MAS SIM O INTERMEDIÁRIO. SÓ ASSIM A PROFESSORA GARANTIRÁ UMA BO INTERVENÇÃO DURANTE A REVISÃO.

4ª Etapa
 Iniciar a produção textual das fábulas pelos próprios alunos, fazendo com que eles sigam as características estudadas desse gênero.
 Oriente que todos façam a própria revisão e realizem uma nova avaliação do texto.
O QUADRO ACIMA É REFERENTE A 3ª ETAPA. SUGIRO QUE A 4ª ETAPA COMECE A PARTIR DAQUI
 Apresentação das fábulas produzidas pelos próprios alunos em varal tendo público alvo toda comunidade escolar.

Avaliação
 Observar a participação de cada aluno durante o desenvolvimento da sequência didática.
OBSERVE A PARTICIPAÇÃO DE CADA ALUNO COM BASE NOS SEGUINTES ASPECTOS: FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A QUALIDADE DO QUE LÊ? PERCEBE O QUE TORNA OS TEXTOS CLAROS OU BEM ESCRITOS? UTILIZA RECURSOS QUE AUXILIAM NA ESCRITA? IDENTIFICA TEXTOS E AUTORES QUE POSSAM AJUDÁ-LO NUMA QUESTÃO ESPECÍFICA? PARA OS QUE APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE, RECORRA SEMPRE AO TRABALHO EM PARCERIA - SE FOR O CASO, REALIZE JUNTO COM O ESTUDANTE ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário