III ENCONTRO DO REVEZAMENTO – FASCÍCULO 01 e FASCÍCULO 02
Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem
Data: 25/02/2011
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: Augusto Bastos Morbach
Público alvo: Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Temática:
1. As capacidades lingüísticas da alfabetização;
2. Alfabetização e Letramento: Questões sobre avaliação.
Objetivo de ensino:
- Possibilitar aos professores o reconhecimento das capacidades a serem desenvolvidas nos primeiros anos do ensino fundamental;
- Apresentar instrumentos e procedimentos pertinentes a avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
Objetivos de aprendizagem:
- Reconhecer as capacidades mais relevantes a serem atingidas pelas crianças, ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos;
- Discutir a importância da avaliação do ensino e do trabalho da escola, simultaneamente a avaliação da aprendizagem.
Materiais a serem utilizados: data show, not book.
MANHÃ
08 h às 08h20min - Leitura compartilhada ou dinâmica.
08h20min às 08h40min- Pensando Juntos: Socialização da aplicação da sequência didática.
08h40min às 10h – Trabalho em grupo referente aos eixos e as capacidades lingüísticas da alfabetização.
Encaminhamento:
A formadora divide a turma em seis grupos e solicita aos cursistas que façam a leitura dos eixos e das capacidades referentes ao seu grupo para que posteriormente identifiquem tais capacidades no banco de atividades disponíveis a cada equipe. O eixo: aquisição do sistema de escrita, deverá ser dividido – a partir da capacidade: conhecer o alfabeto.
10h00minh - Intervalo
10h15min às 11h- Socialização dos grupos.
Encaminhamento:
A formadora orienta que cada grupo deverá fazer uma síntese sobre as discussões nos grupos e apresentar a atividade analisada, fazendo as devidas considerações. Neste momento a formadora deverá, quando necessários, fazer as devidas considerações.
11h às 11h30min – Apresentação dos eixos e das capacidades em slides.
Encaminhamento:
A formadora apresenta os eixos e faz as devidas considerações de acordo com o que é apresentado.
TARDE
14h às 14h25min – Dinâmica ou leitura de fruição.
14h25min às 14h45min - Introdução do Fascículo Avaliação e levantamento dos instrumentos utilizados para avaliação nas escolas.
Encaminhamento:
A formadora deve iniciar a tarde lembrando aos cursistas que estarão iniciando os estudos de um novo fascículo: Alfabetização e Letramento: Questões sobre Avaliação.
Neste momento, a formadora orienta aos cursistas a falarem quais os instrumentos de avaliação que utilizam nas escolas. À medida que forem falando a formadora vai anotando na lousa.
14h45min às 15h10min – Leitura orientada do Fascículo 02 das páginas 07 à 10 e 19 à 22.
Encaminhamento:
a formadora orienta aos professores que leiam o texto individualmente, devendo observar os questionamentos estabelecidos na folha com atividade presencial.
15h10min às 15h55min – Apresentação em slides dos instrumentos de avaliação propostos no programa fazendo as considerações necessárias.
Encaminhamento:
A formadora apresenta os instrumentos de avaliação em slides, fazendo as pausas e considerações devidas ao assunto.
16h20- Intervalo
16h35min às 17h20min- Leitura compartilhada do texto: “Portfólio: recurso para avaliação, auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.” – Professora MsC Maria Susley Pereira.
Encaminhamento:
A formadora encaminha a leitura compartilhada fazendo as devidas pausas para comentários.
17h20min às 17h45min – Avaliação do encontro
17h45min às 18h00min– Encaminhamento das atividades à distância.
Atividade 01 – Fazer análise dos diagnósticos realizados na escola a partir das capacidades lingüísticas apresentadas e sistematizá-los na ficha modelo p. 17 do Fascículo 02.
BIBLIOGRAFIA:
BATISTA, Antônio Augusto G. (org.). Capacidades Lingüísticas: Alfabetização e Letramento. Fascículo 1. UFG. In Pró-Letramento Alfabetização e linguagem. Brasília, 2008.
______________________________. Alfabetização e Letramento: Questões sobre avaliação. Fascículo 2. UFG. In Pró-Letramento Alfabetização e linguagem. Brasília, 2008.

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