RSS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DEVOLUTIVAS/ Acompanhamento- 07 à 14 de Fevereiro

Sequência Didática – 2º ANO
COMPONENTES: W, J, M, J, Mª F, Z, A (COORD), D.
Objetivos:
- Refletir sobre as situações de leitura no processo ensino aprendizagem.
-Estabelecer relações, vinculadas que proporcionam a correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrito do texto.
Utilizar dados disponíveis nos títulos para fazer antecipações e verificá-los.
- Criar relações, entre texto e imagem, estimulando o raciocínio lógico dos alunos.
Conteúdo: Leitura
Tempo estimado: 1 semana
Material Necessário
Lista de Contos
- Chapeuzinho Vermelho
- Soldadinho de Chumbo
- Os três porquinhos
- Branca de neve
- A bela e a fera.

Desenvolvimento:
1ª Etapa:
A professora apresentará aos alunos uma lista com os títulos das histórias em cartaz, escolhidaspor eles. Solicitar que os alunos localizem um determinado título da lista. Em seguida fazer comparações, caso, não consiga identificá-los. Fazer a leitura em voz alta. Entregar ao aluno a lista dos títulos ou tirinhas para depois o aluno montar de acordo com a ordem que está no cartaz.
COMO VOCÊ APRESENTARÁ OS TÍTULOS DOS CONTOS AOS ALUNOS? E NO CARTAZ?
• CASO OS ALUNOS NÃO CONSIGAM IDENTIFICAR O TÍTULO SOLICITADO POR VOCÊ CERTAMENTE NA COMPARAÇÃO NÃO FARÁ INTERVENÇÕES COM A FINALIDADE DE FAZER COM QUE OS ALUNOS DESCUBRAM O TÍTULO DA HISTÓRIA. COMO VOCÊ FARÁ ESSA COMPARAÇAO? QUE POSSÍVEIS INTERVENÇÕES PODERIA UTILIZAR NESSA SITUAÇÃO?
• QUAL É A SITUAÇÃO DE LEITURA? É LEITURA FEITA PELO PROFª OU PELO ALUNO? É NO CARTAZ FAZENDO AJUSTE DO ORAL AO ESCRITO?

2ª Etapa:
Pedir aos alunos que observem o cartaz. Cubra 3 primeiros títulos e depois peça, que os alunos procurem ler os dois últimos. Em seguida entregue aos alunos as tirinhas e peça que monte-as com as letras móveis. Solicite que identifiquem nos títulos as vogais e consoantes.(ISSO FARÁ OS ALUNOS REFLETIREM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA?)
PROFESSORA, BOA ESTRATÉGIA PEDIR AOS ALUNOS QUE CUBRAM ALGUNS TÍTULOS E LEIA OUTROS. PENSO QUE A IDÉIA DE ENTREGAR AS TIRINHAS PARA MONTAR OS TÍTULOS DOS CONTOS COM LETRAS MÓVEIS NÃO OFERECE DESAFIO AOS ALUNOS, POIS NESSA SITUAÇÃO ELES IRÃO SIMPLESMENTE COPIAR.
• OBSERVAÇÃO:
A ATIVIDADE DE LEITURA PLANEJADA É BOA, POIS PROPORCIONA QUE OS ALUNOS UTILIZEM SUAS HIPÓTESES DE LEITURA. SUGIRO QUE LEIA AS OBSERVAÇÕES E REVEJA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NO PLANEJAMENTO.


3ª Etapa:
Será selecionada a história para trabalhar junto a turma. Os alunos deverão identificar quantas sílabas há no título, quantas consoantes e vogais.O Professor deverá anotar na lousa todas as repostas.RELENDO O TEXTO SUBLINHADO NA 3ª ETAPA, O QUE OS ALUNOS PODEM APRENDER NESSA ATIVIDADE? A ESTRATÉGIA UTILIZADA AJUDA A CONQUISTAR OS OBJETIVOS ESPERADOS? UM VEZ QUE OS MESMOS TRATA-SE DA POSSÍVEL DESCOBERTA DO QUE ESTÁ ESCRITO E O QUE PODE LER, FAZENDO AJUSTE DO ORAL E DO ESCRITO. (NÃO DEVEMOS USAR O TEXTO COMO PRETEXTO PARA GRAMÁTICA. COM ESSA ATIVIDADE O QUE VOCÊ ESTÁ GARANTINDO PARA SEU ALUNO? O QUE ISSO TEM HAVER COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS?)O Professor deverá anotar na lousa todas as repostas. Será aberto um breve espaço de tempo para os alunos exporem o que já conhecem sobre a história.
SUGIRO QUE HAJA DISCUSSÃO A RESPEITO DA HISTÓRIA LIDA, PARA DEPOIS REESCREVEREM ESTA COLETIVAMENTE.

Avaliação
A participação coletiva, será essencialmente necessária para a observação do nível de entendimento dos educandos e possivelmente observar suas respectivas dificuldades para serem trabalhados ao decorrer dos alunos. Será proposto uma atividade de colagem no caderno.
Obs: Colagem de letras (consoantes e vogais) sílabas que aparecem no texto.(QUAL O SENTIDO DOS ALUNOS SABEREM O QUE É COSOANTE E VOGAL?ENTENDER O TEXTO, SABER COMO PARAGRAFÁ-LO NÃO GERA MAIS APRENDIZAGEM?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário