RSS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DEVOLUTIVAS/ Acompanhamento- 07 à 14 de Fevereiro

Sequência Didática
Título de Música

COMPONENTES: E, M, C, J, J, T, D, J (COORD)

 Objetivos:
• Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
• Desenvolver a leitura e a escrita a partir da música ministrada na sala de aula.
• Despertar e estimular o interesse pela leitura e escrita da música.

 Conteúdo:
Leitura e escrita

 Ano
1º ano do 1º ciclo

Tempo estimulado:
1 semana.

Material necessário:
A música “A canoa” conhecida pelos alunos, escrita na cartolina com letra de fôrma.

Desenvolvimento:
1ª Etapa:
Apresentar a letra da música para os alunos, estimulando os mesmos a cantarem coletivamente, fazendo com que eles despertem o interesse pela música.
Entregar aos alunos a letra da música mimeografada, pedindo aos alunos que identifiquem o nome “canoa” dentro da música.

2ª Etapa:
Pedir para que os alunos identifiquem nos títulos das músicas “A canoa, A baratinha, A borboletinha”, o título da música trabalhada na sala. Se algum aluno não conseguir a professora irá intervir fazendo questionamento.
Exemplos: Por quê você acha que esse é o título certo? Com que letra começa e termina a música? Quais as vogais que aparecem na música? O que vocês acham deste aqui?

3ª Etapa:
Pedir que os alunos lembrem de outra música, que fale de outros meios de transportes, citando qual é a primeira letra do título desta música, em seguida pedir que eles dêem outro título para a música.
NÃO SERIA MELHOR AQUI SISTEMATIZAR O QUE ELES ESTÃO APRENDENDO? SUGIRO TRABALHO COM TEXTO LACUNADO COM BANCO DE DADOS DA MÚSICA TRABALHADA NO DIA.


4ª Etapa:
Perguntar aos alunos onde está escrito o nome “a canoa” nos três títulos das músicas, que estará exposta na cartolina. Quando eles localizarem a palavra, que leiam o títulos da música que estavam sendo comparados, comentando a semelhança que têm as músicas que será ministrada na aula e por último pedir para eles escreverem o nome em seu caderno.
AQUI, SERIA MELHOR, OU A REESCRITA COLETIVA DO TEXTO, OU POR AGRUPAMENTO PRODUTIVO. CASO SEJA COLETIVA COM O PROFESSOR SENDO O ESCRIBA, AS INTERVENÇÕES SERÃO FEITAS DURANTE A PRODUÇÃO.

CASO SEJA A REESCRITA EM DUPLA, O PROFESSOR DEVERÁ ESCOLHER AQUELE TEXTO QUE ELE PODERÁ EXPLORAR MAIS DURANTE A REVISÃO DO TEXTO EM UMA OUTRA ETAPA. VELE RESSALTAR QUE, O TEXTO ESCOLHIDO PARA A REVISÃO NÃO SERÁ O PIOR OU MELHOR, MAS SIM O INTERMEDIÁRIO.


Avaliação: Procure garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade.
OBSERVE SE AS CRIANÇAS AVANÇARAM EM SUAS HIPÓTESES DE ESCRITA, SE AMPLIARAM O REPERTÓRIO DAS RELAÇÕES QUE ESTABELECEM, SE COMEÇAM A INTERPRETAR A ESCRITA DURANTE E DEPOIS DE SUA PRODUÇÃO E SE PEDEM OU FORNECEM INFORMAÇÕES AO COLEGA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário