RSS

quinta-feira, 16 de junho de 2011

VII ENCONTRO- FASCÍCULO VI

PAUTA DA FORMAÇÃO PRÓ LETRAMENTO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM


Temática: O livro didático em sala de aula: Algumas reflexões

Data: 15/06/2011

Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h

Locais: E.M.E.F.Augusto Bastos Morbach

Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.

Objetivos de Ensino:

  • Favorecer a reflexão sobre o processo de modificação dos livros didáticos de alfabetização e de Língua Portuguesa a partir da institucionalização do PNLD.
  • Promover a discussão sobre o uso que os professores fazem do livro didático em suas práticas de ensino.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Analisar as características dos atuais livros didáticos.
  • Reconhecer o livro didático como ferramenta importante nos processos de ensino e aprendizagem.
  • Compreender quais os critérios necessários a serem observados na escolha do livro didático.
  • Entender as modificações efetivadas nos livros didáticos atuais.

Materiais a serem utilizados:

ü Data-show

ü Notbook

ü CD do Fascículo VI ( slides e vídeos)

MANHÃ

08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada

08h20min às 08h50min – Pensando juntos - socialização da atividade à distância alusiva a atividade de leitura.

08h50min às 09h30min – Levantamento de informações sobre a chegada dos livros didáticos às escolas.

A formadora lança o seguinte questionamento aos cursistas:

  • Você participa da escolha do livro didático em sua escola? Qual a sua participação nesse processo?

· Os livros didáticos já chegaram às escolas. Você já o está utilizando? Sim, não... Por quê? Qual é a sua expectativa quanto ao uso desse material?

09h30min às 10h15min – Apresentação em slide e discussão do primeiro ponto da Unidade I do Fascículo 06 – “Antigos e novos livros didáticos de Língua Portuguesa e Alfabetização.” (p. 7 a 10)

Encaminhamento: Utilizando o data-show a formadora apresenta em slides os principais pontos levantados nesse texto, suscitando as considerações do grupo numa discussão coletiva.

10h15min às 10h30min - Intervalo

10h30min às 11h30min - Leitura de fragmento do texto: “As mudanças nos livros didáticos de Alfabetização e o processo de ensino-aprendizagem: algumas reflexões”. (p. 10 a 15 - Unidade 1 do Fascículo 6)

Encaminhamento: Individualmente os cursistas deverão ler o fragmento do texto sugerido (até a pág. 15), a fim de responderem aos questionamentos:

  • Os livros de alfabetização recomendados pelo PNLD que você conhece são diferentes das antigas cartilhas? Em quais aspectos?
  • Em sua prática de alfabetização, você tem utilizado os novos livros didáticos de alfabetização? Quais são suas impressões sobre ele: o que parece bom, o que parece estranho, as facilidades e dificuldades que está encontrando...

TARDE

14h00min às 14h15min – Leitura compartilhada

14h15 às 15h45min - Análise do livro didático de Língua Portuguesa usado pelas professoras

Encaminhamento: Individualmente as professoras deverão fazer a análise do Livro Didático de LP adotado por sua turma, observando o roteiro entregue pela formadora no qual deverão anotar suas observações e considerações durante a análise, bem como os dados da obra analisada.

15h45min às 16h00min - Intervalo

16h00min às 16h30min - Socialização das análises do Livro Didático de Língua Portuguesa, realizadas pelas professoras-cursistas.

Encaminhamento: A formadora propõe que 02 professoras de cada ano apresente suas análises para apreciação do grupo. Aqui, a formadora deverá realizar intervenções com o objetivo de ampliar e sistematizar os conhecimentos das professoras quanto aos critérios a serem observados nos LDLP, especialmente nas oportunidades de escolha do LD. No decorrer das discussões, os demais cursistas deverão ser orientados a estar revendo as análises feitas, se desejam ampliar ou retirar alguma consideração.

16h30min às 17h30min – Exibição e discussão do vídeo: “O uso do livro didático na sala de aula”.

Encaminhamento: A formadora exibe o vídeo sugerido, realizando pausas necessárias.

17h30min às 17h50min – Avaliação do encontro

BIBLIOGRAFIA:

MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Ceris Ribas da; ALBUQUERQUE, Eliana Borges; MARCUSCHI, Beth; BREGUNCI, Maria das Graças C. e FERREIRA, Andréa Tereza Brito. O livro didático em sala de aula: Algumas Reflexões. UFPE E UFMG. In Pró Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário