RSS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

VI ENCONTRO DO REVEZAMENTO - FASCÍCULO VII

RELATÓRIO REVEZAMENTO PRÓ LETRAMENTO LINGUAGEM IV ENCONTRO

Formadoras: JACIELLE SANTOS, LEUZIANE OLIVEIRA, KÊNIA CRISTINA MONTEIRO, Mª JOAQUINA SOUSA, TACIANA ARAÚJO.

DATA:20/05/2001

Locais: EMEF. Augusto Morbach, Jarbas Passarinho

Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede Municipal de Ensino.

O sexto encontro de formação do revezamento de Linguagem aconteceu no dia vinte de maio de dois mil e onze, sendo que quatro turmas reuniram-se na escola Augusto B. Morbach e uma na escola Jarbas Passarinho, o qual teve como temática “Modos de falar e modos de escrever” referente ao Fascículo Sete.

Iniciamos o encontro coma leitura compartilhada do texto “Nois mudemo” o qual fazia referencia a temática em estudo. Após a leitura iniciamos a socialização das experiências da aplicação das atividades a distância relativas ao “uso do dicionário em sala de aula”. Embora nem todos ainda tivessem aplicado houve muitos relatos interessantes. Também aproveitamos o momento para socializar sobre o filme assistido no encontro anterior, o qual pôde propiciar grande reflexão acerca de questões sobre avaliação, leitura, família, educação, solidariedade, entre outros.

O estudo do dia foi iniciado com o levantamento de conhecimentos prévios acerca das experiências com o trabalho de produção oral com destino escrito. Nesta podemos perceber que tal atividade já é realizada por muitos porém não contemplando todos os procedimentos necessários, principalmente com as escolhas das intervenções adequadas. Dando continuidade ao estudo apresentamos o vídeo “O passeio - produção oral com destino à escrita. Durante as considerações feitas após o vídeo os professores elencaram pontos interessantes que precisam ser melhorado em sua prática diante das experiências citadas acima.

Em seguida os cursistas fizeram a leitura da unidade II “A monitoração na fala e na escrita”, para posteriormente analisarem o texto escrito de Chico Bento “A fessora” e encontrar a análise lingüística apresentada neste sobre as marca da oralidade na produção escrita.

No período da tarde o texto foi retomado e revisado coletivamente.

Para maior fundamentação foi apresentado em slide uma síntese das unidades I, II e II. Em seguida apresentamos o vídeo sobre uma atividade de leitura “Maria vai com as outras”, referente a unidade 3 do fascículo 7. Após assistirmos, fizemos comentários a respeito que o vídeo reforçava a

metodologia utilizada pela professora com ênfase no trabalho e estratégias para explorar as dimensões do texto.

Em seguida foi feita a leitura do texto “Leitura e compreensão” de Rosângela Gabriel. Durante a leitura coletiva fizemos pausas para as devidas considerações tanto dos professores quanto dos cursistas. Neste momento, um dos pontos destacadas como interessantes foram as estratégias de leitura. Após a leitura foram feitos os encaminhamento da atividade à distancia. O encontro teve uma boa avaliação sendo os pontos relevantes, a temática, o conteúdo e metodologia apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário