Pró-Letramento
Curso de Formação de Tutores em Alfabetização e Linguagem
ATIVIDADE
Organizadora: Ana Dilma de Almeida Pereira – UnB
- Leia o texto “A fessora”, retirado e adaptado da revista Chico Bento de Maurício de Souza:
Redação:A fessoraA fessora fica di pé o dia intero e manda a genti ficá sentadu. A fessora fica falanu o dia intero e manda a gente ficá quietu. A fessora fica iscrivinhando na losa o dia intero e manda a genti num riscá as paredi. A fessora dá bronca na genti e manda num brigá cos otro. Eu acho qui a fessora num qué ninguém fazenu o qui ela faiz. |
1) A redação foi escrita por Chico Bento na escola. Situe o personagem/evento nos três contínuos apresentados por Bortoni-Ricardo para análise da variação no português brasileiro, justificando sua resposta.
2) Verifique, na redação de Chico Bento, as marcas próprias da oralidade representadas na produção escrita. Explique brevemente cada uma delas:
di/qui/genti |
|
sentadu/quietu |
|
intero/losa |
|
ficá/riscá/brigá |
|
falanu/fazenu |
|
as parede |
|
cos otro |
|
fessora |
|
3) Considerando as concepções mais atuais da educação em língua materna, explique como a professora de Chico Bento poderia intervir para que ele solucionasse os problemas apresentados em seu texto, em especial, aqueles decorrentes de representações próprias da oralidade na produção escrita. Em sua resposta, explicite a fundamentação teórica que respaldará as estratégias que serão utilizadas pela professora. Para auxiliá-lo, observe abaixo alguns dos aspectos que deverão ser abordados:
- a abordagem interacional na educação em língua materna
- a consciência da variação lingüística / a pedagogia culturalmente sensível
- a ampliação da competência comunicativa
- a reestruturação do texto: prática da escrita, revisão e reescrita
Nenhum comentário:
Postar um comentário