RSS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

VI ENCONTRO DO REVEZAMENTO - FASCÍCULO VII

VI ENCONTRO DO REVEZAMENTO - VII FASCÍCULO

Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem

Data:20/05/2011

Temática:

  1. Modos de Falar Modos de Escrever

Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h

Locais: EMEF. Augusto Bastos Morbach e EMEF Jarbas Passarinho

Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.

Objetivos de Ensino:

  • Compreender os modos de falar dos alunos em diversas circunstâncias, e as estratégias que podem ser empregadas em sala de aula para produzir textos coletivos.
  • Proporcionar momentos de estudo sobre as atividades de leitura em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Refletir sobre as características do texto oral espontâneo de alunos de primeira série e do texto escrito elaborado coletivamente em sala de aula.

  • Trabalhar com regras variáveis freqüentes nas nossas comunidades de fala, que estão presentes nas produções orais dos alunos.

  • Refletir sobre a integração dos saberes da oralidade e sobre as convenções da língua escrita na produção textual dos alunos.

  • Aprofundar conhecimento em relação as atividades de leitura e interpretação no contexto escolar.

Conteúdos:

· Variação lingüística

· Análise lingüística

· Leitura

· Produção textual coletiva

Materiais a serem utilizados:

ü Data-show

ü Notbook

ü CD do Fascículo 7 ( slides e vídeos)

ü Texto complementar “ Chico Bento”

ü Papel 40

ü Pincéis

AGENDA DO DIA

MANHÃ

08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada “nois mudemo”

08h20min às 08h50min – Socialização da atividade do dicionário.

08h50min h às 09h 20min - Levantamento de conhecimentos prévios sobre: produção oral com destino escrito.

Pergunta a ser lançada à turma: Em sua turma você realiza a atividade de produção coletiva (produção oral com destino escrito)? De que forma? Quais são os desafios na realização dessa atividade?

Encaminhamento:

A intenção aqui é a formadora investigar se os professores compreendem que essa atividade é possível de ser realizada nas séries iniciais, se eles costumam intervir na produção dos alunos no momento da atividade ou propõe uma revisão posterior e quais as dificuldades que encontram ao realizá-la. A formadora anota numa folha as respostas dos cursistas para retomar posteriormente.

09h20min h às 10h 10min – Apresentação do vídeo com situação de produção oral com destino escrito. - UNIDADE 1

Encaminhamento:

A formadora propõe que os cursistas assistam ao vídeo observando as intervenções realizadas pela professora. Neste momento deverá retomar as respostas dadas na atividade anterior, levando os professores a refletirem sobre a necessidade das intervenções do professor durante a produção dos alunos.

É interessante que a formadora lembre ao grupo que o vídeo apresenta uma seqüência didática: o passeio, os alunos são convidados a desenharem o que observaram no passeio, a roda de conversa sobre o passeio, a produção escrita realizada de forma coletiva.

10h10min ás 10h 25min- Intervalo

10h 25min às 12:00min - Análise das marcas da oralidade representadas na produção escrita do texto do Chico Bento “A fessora”.

Encaminhamento:

A formadora agrupa a turma em duplas, distribui a atividade entre os cursistas orientando que eles deverão ler toda a Unidade II do fascículo 07 para que consigam responder as atividades propostas.

TARDE

14h: 10min ás 16h: 00 min – Socialização das análises das marcas da oralidade.

Apresentação em slide da Unidade II – A monitoração na fala e na escrita.

Apresentação do vídeo: Chico Bento no Shopping

Encaminhamento:

- A formadora apresenta os slides, retomando a leitura feita pelos cursistas, para a realização da atividade anterior, através de comentários e considerações.

- A formadora orienta os cursistas a prestarem atenção à fala do Chico Bento, marcada pela variação linguística da Zona Rural.

16:00min às 16h15min – Intervalo

16h15minh às 16h45min – Apresentação do vídeo de leitura “Maria vai com as outras” – UNIDADE III.

Encaminhamento:

A formadora apresenta o vídeo e solicita que os cursistas observem a forma como a professora apresenta a leitura destacando as dimensões que compõem o texto para em seguida fazer um paralelo com sua prática de leitura na sua turma. Em seguida, a formadora deve fazer algumas considerações acerca das estratégias utilizadas pela professora durante a leitura, em seguida pedir que os cursistas façam um paralelo entre as dimensões apresentadas e sua prática em sala de aula.

16h45min às 17h15min – Leitura compartilha do texto: “Leitura e compreensão” – Autora: Rosângela Gabriel.

Encaminhamento:

O formador conduz a leitura compartilhada, fazendo as intervenções que julgar necessárias. Se necessário, poderá retomar trechos descritos na unidade III, do fascículo 07.

17h15min às 17h30min – Encaminhamento da Atividade à Distância

Encaminhamento:

O formador orienta os cursistas à:

1.Realizar a atividade 07, proposta na página 36 do fascículo 07, com base em roteiro a ser distribuído.

2. Fazer relatório da atividade realizada.

17h30min às 17h50min – Avaliação do encontro e freqüência.

Bibliografia:

BORTONE Márcia ELIZABETH e RICARDO Stella Maris Bortoni. Modos de falar e Modos de Escrever- Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.

GABRIEL Rosângela. Professora Mestre e Doutora em Letras pela PUCRS.

SOLÍGNO, ROSURA. Cadernos da TV Escola: português MEC/SEED, 2000.

GOMES, Paula. Oficina de produção de texto-Narração. Laboratório de Estudos e Pesquisa em Processo de Aprendizagem e Escolarização- LEPPAE- FE/UnB. Brasília, set.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário