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terça-feira, 29 de março de 2011

IV ENCONTRO DO REVEZAMENTO - V FASCÍCULO

Almanaque da classe
Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa
Conteúdo
Leitura
Objetivos
- Conhecer a reportagem, sua organização e seu vocabulário específico.
- Utilizar estratégias de leitura (seleção, antecipação e verificação) para localizar informações em textos jornalísticos.
- Preencher fichas técnicas sobre os bichos usando conhecimentos adquiridos por meio da leitura.
- Elaborar pequenos textos e legendas para compor um minialmanaque.
Conteúdos
- Leitura.
- Características de textos jornalísticos e revistas.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo estimado
De 12 a 15 aulas.
Material necessário
Exemplares da revista Recreio e papel kraft.
Flexibilização para deficiência intelectual
Figuras diversas de animais coladas em papel-cartão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize uma roda para que os alunos exponham seus conhecimentos sobre as revistas. Apresente a Recreio, distribua alguns exemplares para a classe e permita que explorem a publicação. Então, leia a matéria da seção Bichos e abra espaço para a turma comentar o texto. Ao fim da conversa, proponha um revezamento para que as crianças levem as revistas para casa e leiam com a família.
Flexibilização para deficiência intelectual
O aluno também poderá levar a revista para o AEE e lá, com orientacão, selecionar algumas informações e já trazê-las anotadas para seu grupo.

2ª etapa
Divida os alunos em grupos e distribua novamente os exemplares da publicação. Sugira a exploração do índice, explique como utilizá-lo e peça que todos localizem a seção Bichos usando esse recurso. Oriente a turma a ler a reportagem, grifar o nome do animal e as informações que acharem importantes. Faça uma lista no papel kraft com as espécies encontradas pelos grupos e prenda-a em uma das paredes da sala.
Flexibilização para deficiência intelectual
Organize um grupo que respeite a necessidade de um tempo maior para o aluno com necessidades educacionais especiais realizar a tarefa. É importante que os colegas incentivem a participação dele e explorem suas competências.
3ª etapa
Leia as matérias em voz alta e acrescente essa atividade à rotina da classe por, pelo menos, uma semana. Depois, explique a função da ficha técnica, que mostra dados básicos sobre as espécies. Peça que os grupos leiam as fichas impressas e entregue outras, no mesmo formato, para preencherem juntos (use ou adapte a sugestão do modelo abaixo).
Ficha do bicho
(Deixe aqui um espaço para a criança desenhar)

NOME:
TAMANHO:
PESO:
ALIMENTAÇÃO:
TEMPO DE VIDA:
ONDE VIVE:
Flexibilização para deficiência intelectual
Caso o aluno ainda não domine a escrita, proponha que ele faça com uma dupla do grupo. Ele pode ser o escriba (se dominar a escrita das letras) ou só acompanhar o trabalho oralmente.

4ª etapa
Selecione duas ou três fichas feitas pelos alunos e proponha uma revisão coletiva. Escreva esses textos em papel kraft, tal como foram produzidos, e converse com as crianças sobre o que elas acham que deve ser mudado. Faça as alterações mencionadas e, se preciso, ajude a apontar problemas. Organize outra vez a sala em grupos e distribua outras fichas para serem revisadas. Enquanto isso, circule pela sala, observando o desenvolvimento da atividade e ajudando quem está com maior dificuldade.
Flexibilização para deficiência intelectual
Essa revisão também pode ser feita em dupla. Outra possibilidade é dar ao aluno a primeira revisão de várias fichas, focando o nome do animal. Dê também uma placa com o nome do animal para que compare com a escrita dos amigos.
5ª etapa
Tomando por referência o material produzido ao longo das aulas, selecione com a turma fichas, curiosidades, desenhos e legendas para formar um minialmanaque. Se for necessário, proponha a produção de mais desenhos e pesquisas de imagens em outras revistas e sites.
Produto final
Minialmanaque com textos e imagens produzidos pela classe.
Avaliação
Verifique o comportamento leitor e escritor de cada aluno, observando e registrando os seguintes aspectos: a criança acompanha com interesse as leituras, mostrando curiosidade pelas informações? Faz comentários pertinentes ao texto? Utiliza estratégias de leitura, seleção, antecipação e verificação? Sugere o que precisa ser escrito sem omitir dados importantes? Usa informações do texto lido ao realizar atividades de escrita? Com base nessas respostas, defina quantas vezes repetir a etapa de produção de fichas técnicas.
Consultora, professora de Arte de Ensino Fundamental do Município de São Paulo. Daiani Minutti

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