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terça-feira, 29 de março de 2011

IV ENCONTRO DO REVEZAMENTO - V FASCÍCULO

Jogos e atividades ALFABETIZAÇÃO
Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a ajudarem a refletirem sobre a escrita e leitura.

7 ERROS
1- Jogo dos 7 erros: a prof. elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituições.
2- Jogo dos 7 erros: a prof. elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro - cachroro). A criança deve achar esses 7 erros.
3- Jogo dos 7 erros: a prof. elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.
4- Jogo dos 7 erros: a prof. elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas.
5- Jogo dos 7 erros: a prof. Escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.
6- Jogo dos 7 erros: a prof. escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
7- Jogo dos 7 erros: a prof. escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno deve localizar essas inversões.
8- Jogo dos 7 erros: a prof escreve um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e acrescenta 7 palavras que não façam parte dele. A criança deve localizar quais são elas.
Jogo da memória
09- Jogo da memória: o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.
10- Jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
11- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra, o seu nome.
12- Ache o estranho: a prof. recorta, de revistas, rótulos, logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um "estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma por "J"; 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao aluno para achar o estranho.
13- Procure seu irmão: os pares devem ser um rótulo ou logomarca conhecida e, seu respectivo nome, em letra bastão.

28- Pares de Palavras
Objetivo: utilizar palavras do dicionário
Destreza predominante: expressão oral
Desenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir a classe em duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um par de palavras formando uma frase com elas. A classe analisará a frase e se acharem que é coerente a dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.

29- Formando palavras
Número de jogadores: 4 por grupo.
Material: 50 cartões diferentes com desenhos. Preferencialmente do mesmo corpo semântico/ lista (frente e verso).
Um kit de alfabeto móvel por grupo (com pelo menos oito cópias de cada letra do alfabeto)
Desenvolvimento: Embaralhe os cartões e entregue dez deles para cada grupo;
Marque o tempo - 20 minutos - para formarem a palavra com o alfabeto móvel no verso de cada desenho. Ganha o jogo o grupo que primeiro preencher todos os cartões.

Variações:
Classificar (formar conjuntos) de acordo:
- com o desenho da frente dos cartões; - com o número de letras das palavras constantes
dos cartões; - com o número de sílabas das palavras dos cartões; - com a letra inicial;
Prof" Lourdes Eustáquio Pinto Ribeiro
(didatica@didatica.com.br - http://www.didatica.com.br)

30- Treino de rimas
Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode haver três terminações: /ão/,/ta/,/ co/. Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som. Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três pilhas com palavras de terminações diferentes.
31- Treino de alterações
Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras (por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).

32- Treino de consciência de palavras
Frases com palavras esquisitas, que não existem de verdade, são ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se "Eu tenho cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em cada mão". Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que existem de verdade, deixando a frase com sentido. Mostra-se que, ao criar frases com palavras que
não existem, essas não têm significado.
FONTE: RETIRADO DE HTTP://www.ivanise.xpg.com.br/11.html.

Sugestões de atividades que podem ajudar o aluno a desenvolver a memória visual das palavras:
2) Jogos
a) Stop ortográfico
Cada aluno ou equipe deve ter uma folha como o modelo abaixo.
X CH Ç SS S
CIDADES
ESTADOS
PAÍSES
ANIMAIS
CARROS

Ao sinal do professor, os grupos deverão preencher o quadro, cruzando o pedido da primeira linha com todas as colunas, escrevendo palavras que contenham as letras ou dígrafos indicados. O grupo que terminar de preencher a tabela primeiro deverá dizer stop. A este sinal, todos os outros param de escrever imediatamente. É importante fazer a correção de todas as palavras escritas pelos grupos. Na contagem, teremos dez pontos pa ra cada palavra escrita corretamente e zero pa ra as erradas.

b) stop no texto
o professor distribui um texto aos alunos e solicita que encontrem um número "X" de palavras com uma determinada letra, por exemplo, o H inicial. As crianças devem grifar as palavras encontradas e vencerá o aluno que achar todas primeiro.

c) Bingo ortográfico
o professor seleciona algumas palavras e dita, uma a uma, para as crianças escreverem em qualquer lugar da cartela, de forma que cada cartela terá uma organização diferente.
Quando o ditado terminar, o professor começará a sortear as palavras e os alunos irão assinalando em suas cartelas. Quem completar todas as palavras da linha vertical, horizontal ou diagonal vence.

Entretanto ao se conferir as palavras da linha completa, se alguma palavra tiver erro ortográfico, o professor avisa que há erro, mas não indica neste momento, continuando o jogo. O vencedor só será o aluno que completar a linha de palavras escrita corretamente.

d) Soletrando
O professor pede que os alunos pesquisem palavras com uma determinada dificuldade ortográfica, por exemplo, palavras que tenham X - CH. Em seguida, forma as duplas e cada criança, alternando os papéis, deverá ditar uma das palavras pesquisadas ao seu colega, e este, por sua vez, irá soletrar a composição da palavra, cuidando para não errar a seqüência das letras. Caso acerte, ganha 1 ponto; se errar, o ponto é da criança que ditou a palavra.

e) Jogo da Velha
Cada criança da dupla escolhe se quer escrever palavras, por exemplo, com "GE" e "GI" ou "JE" e "JI", num tabuleiro como o jogo da velha tradicional. Cada uma escreve, na sua vez, a palavra com a letra (G ou J) escolhida. Quem conseguir escrever 3 palavras seguidas, vence. É importante discutir, no início do jogo, como as crianças poderão conferir a escrita das palavras, que procedimentos utilizarão para saber se escreveram corretamente etc. Para tanto, o professor poderá organizar materiais para consulta, como: dicionário, caixa de palavras e glossário.

Sugestões de atividades com ditado

a) Ditado estudado
O professor propõe a leitura de um texto que foi escolhido só por ele ou com a ajuda dos alunos. As crianças devem marcar as palavras do texto que consideram difíceis de escrever (portanto, fáceis de errar). Feito isso, o professor promove uma discussão coletiva sobre os possíveis erros que poderiam ser cometidos ao escrever o texto e organiza uma lista única com as palavras do "grupo de risco", comuns para a maior parte dos alunos. Essa lista pode ser copiada no caderno, de modo que cada um tenha como estudar a ortografia das palavras para um próximo ditado, a ser feito em data marcada com antecedência (um ou dois dias depois dessa atividade). Chegada a data, é feito o ditado do texto ou das palavras, seguido de uma revisão em duplas, na qual as crianças poderão discutir os erros e corrigi-las antes da entrega para o professor.

b) Ditado com antecipação de dúvidas
Esta atividade é realizada coletivamente. O professor ou um dos alunos dita o texto. O professor vai focalizando a dificuldade ortográfica durante o ditado através de questões pontuais:
• Como uma pessoa que ainda não sabe escrever bem na nossa língua escreveria esta palavra? E quem já sabe, como escreveria? É'fácil se enganar na hora de escrever esta palavra? Em que letras podemos errar? O que podemos dizer para uma criança menor que não saiba escrever essa palavra?

c) Ditado com anotador de dúvidas
Organizar a sala em 4 ou 5 grupos de crianças; uma criança de cada grupo ficará responsável pela anotação das dúvidas ortográficas dos companheiros e não escreverá o texto ditado pelo professor. Antes de iniciar o ditado, o professor deverá orientar as crianças para que façam perguntas sobre quaisquer dúvidas que tiverem. Se alguma
criança do grupo souber, pode responder. Depois do ditado, o grupo irá discutir uma forma de classificar os "tipos de dúvidas" que tiveram, fazer justificativas quanto às decisões tomadas e uma lista de regras que possa ajudá-los a tomar decisões em outros momentos.
O professor pode propor outras variações para a correção em que os grupos troquem as dúvidas anotadas, comparando com seus registros, levantando diferenças e semelhanças.

4) Palavras cruzadas
O professor seleciona palavras que desafiem o aluno a pensar em sua grafia. Prioriza as questões irregulares. Pensa na quantidade de letras necessárias para escrever as palavras solicitadas pelas dicas ou desenhos; pensa também nos cruzamentos daquelas que podem causar dúvidas na escrita e que exijam do aluno uma tomada de
decisão ( a partir dos seus conhecimentos que já possui sobre as palavras em questão.
a) Pode-se realizar uma cruzadinha em que o problema a ser solucionado pelo aluno se baseie na quantidade de letras a colocar em um espaço. Por exemplo, se a palavra em questão for CHAPÉU e o aluno escrever XAPÉU, um quadradinho ficará sobrando, desafiando-o a pensar novamente sobre a grafia da palavra.
b) O problema a ser pensado também pode estar focalizado nos cruzamentos entre as palavras solicitadas, como no caso a seguir:
Cruzadinha
1. Nome da linha vertical à esquerda da página.
2. Local onde se guarda carros nos prédios.
3. Quando erro a lição, tenho logo que _______________.
4. Na hora do recreio, é gostoso______________bola.
5. Nome do animal que possui um pescoço muito longo.
6. Abertura numa parede para deixar entrar a luz e o ar no local.
3

1
6 5
4

2.G A R A G E M




5) O uso do dicionário
É importante o professor ajudar as crianças a compreenderem o uso do dicionário. Muitas dúvidas surgem, pois há palavras com características irregulares, e a ausência de regras dificulta o controle do erro. Entretanto, para aprenderem a usar o dicionário com autonomia, uma série de conhecimentos precisam ser aprendidos, tais como:
• a ordem alfabética, já que as palavras no dicionário estão organizadas segundo suas letras iniciais e seguintes;
• saber fazer antecipações de alternativas, formulação de hipóteses de como se escreve determinada palavra, procurá-la conforme suas hipóteses, confirmando-as ou não;
• saber que muitas palavras não aparecem listadas no dicionário, e só podem ser encontradas pelas suas formas primitivas, como é o caso das flexões de número, gênero, pessoa ou tempo verbal;
• adquirir rapidez para encontrar as palavras, caso contrário, o dicionário torna-se um problema; não uma solução;
• compreender que, muitas vezes, o significado da palavra é o critério para verificar se determinada notação se refere à palavra que queremos escrever. Exemplo: infração/inflação, neste caso, é importante observar o significado, ou seja, diante de várias possibilidades, qual a que interessa;
• descobrir o que significam alguns recursos lingüísticas utilizados no dicionário, como as abreviaturas que informam classes gramaticais, que indicam a origem e a formação de palavras, expressões em negrito, tipos de letras diferentes que indicam informações etc.

Sugestões de atividades para aprender os procedimentos de uso do dicionário
a) Para que as crianças aprendam o procedimento de colocar palavras em ordem alfabética: propor atividades em que seja necessário organizar uma lista sobre algum assunto que esteja sendo trabalhado (por exemplo: de nomes, de animais estudados no projeto etc) em ordem alfabética para facilitar a busca e/ou organizar dados.

b) Gincana do dicionário

Nesta atividade, o professor irá organizar os alunos em grupos e ditar palavras com questões ortográficas que, provavelmente, teriam dúvidas ao escrever. Os grupos deverão procurar as palavras no dicionário e ganhará o que for mais ágil. É importante, após cada rodada, socializar procedimentos e estratégias utilizados pelos alunos, comparando os mais eficientes.

Esse jogo pode ser realizado semanalmente, a fim de que as crianças se interessem e pratiquem o uso do dicionário com mais autonomia.

Observação:
As dificuldades devem ser aumentadas, gradativamente, para a busca das palavras no dicionário, ora exigindo a compreensão do significado delas, ora pedindo duas ou três de uma só vez, ora ditando palavras flexionadas (número, gênero e grau) etc.
Nesta proposta, é fundamental provocar discussões sobre a organização e o conteúdo do dicionário (palavras em ordem alfabética, verbos no infinitivo, ausência de nomes próprios etc.).

c) Procurando palavras engraçadas
Propor às crianças que procurem palavras engraçadas e que nunca ouviram antes. O objetivo é estimular o interesse pelos significados das palavras no dicionário. Exemplo de uma proposta de atividade:
Você já experimentou consultar o dicionário para encontrar palavras engraçadas? Então, leia as palavras abaixo, escreva ao lado o que você acha que significam e, depois, procure-as no dicionário: acho que você irá se surpreender!

Falácia:
O que acha ________________________________________________________________________________
O que é _____________________________________________________________________________
Pensabundo
O que acha _________________________________________________________________________________
O que é ____________________________________________________________________________________
Panásio
O que acha _________________________________________________________________________________
O que é ____________________________________________________________________________________
Berzabun
O que acha _________________________________________________________________________________
O que é ____________________________________________________________________________________
Orizóide
O que acha _________________________________________________________________________________
O que é ____________________________________________________________________________________


Você teve dificuldades para encontrar essas palavras? Se teve, explique porquê acha que isso aconteceu e anote o que deve considerar para não ter mais dificuldades. Se não encontrou dificuldades, anote como você faz para procurar palavras no dicionário.

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