RSS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Relatório II ENCONTRO - REVEZAMENTO

RELATÓRIO DO 2ª ENCONTRO/ REVEZAMENTO DO PRÓ LETRAMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM EM MARABÁ-PA.
FORMADORAS: MARIA JOAQUINA, JACIELLE SANTOS, KÊNIA CRISTINA MONTEIRO, TACIANA ARAÚJO.
DATA: 31.01.2011
LOCAL: E.M.E.F. AUGUSTO BASTOS MORBACH
PUBLICO ALVO: PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE 1º AO 5º ANO DA REDE MUNICIPAL.
CH: 8 HORAS
Iniciamos o encontro presencial deste dia com a leitura/dinâmica Reunião das rosas, a qual teve grande aceitação por parte dos cursistas. No momento seguinte da pauta no qual fizemos o levantamento de conhecimentos prévios dos professores cursistas sobre a elaboração da rotina de leitura e escrita que eles utilizam em sala, podemos perceber as dificuldades deles na elaboração desta, quanto aos horários, a quantidade de aulas e até mesmo da distribuição do tempo em relação as atividades propostas.
Em seguida, partimos para a sistematização da rotina elaborada pelos professores na lousa, a partir das perguntas norteadoras do Fascículo III (p. 7). Após o registro na lousa feita pela formadora, as turmas foram divididas em grupos para leitura de partes do Fascículo III. Neste momento, os grupos analisaram de forma crítica os relatos da professora ressaltando tanto os pontos negativos quanto os positivos. Durante as exposições dos grupos eles faziam relação com a sistematização da rotina e a gestão do tempo dentro da mesma. Quando necessário, as formadoras já iam fazendo as devidas intervenções. Vale ressaltar que este foi um momento de grande discussão, no sentido de enriquecimento do saber, trocas de experiências. Momento ainda que alguns cursistas sentiram-se à vontade para tirar dúvidas na plenária.
Quanto a observação da rotina, após as discussões do grupo, percebemos que devido a falta da prática com elaboração de rotina, alguns não conseguiram abordar todos os pontos necessários, sendo que, os mesmos serão retomados durante a devolutiva no acompanhamento.
No período da tarde, o encontro foi iniciado com a leitura coletiva do texto “Gestão do tempo, apresentação dos conteúdos e apresentação das atividades” de Delia Lerner. Durante a leitura íamos fazendo pausas para as devidas intervenções.
Vale ressaltar que, no início da tarde houve três quedas de energia, o que dificultou o andamento da pauta devido o calor, a penumbra, ocorrendo falta de concentração no decorrer da leitura compartilhada. Em algumas salas esta falta de energia prejudicou a apresentação da sequência didática em data show, tendo que a formadora fazer a leitura coletiva desta, sem o recurso midiático.
Após os esclarecimentos quanto a sequência didática, os cursistas foram convidados a formar grupos de acordo com cada ano do ciclo em que leciona, sendo que, aqueles os quais trabalham em anos do ciclo diferentes, escolheram apenas um dos anos em que trabalham para elaborar a sequência e aplicá-la posteriormente em suas respectivas salas de aulas, após devolutiva das formadoras.
Dado os imprevistos, o tempo não foi suficiente para fazer as socializações, no entanto, as intervenções foram feitas nos grupos durante a elaboração da sequência. Desta forma, ao final do encontro recolhemos o memorial, a rotina, a sequência didática e avaliação do encontro. Quanto as atividades recolhidas, as mesmas serão devolvidas com as devidas intervenções nos dias do acompanhamento, já marcado neste encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário