RSS

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pauta do Fasciculo VI

PAUTA DA FORMAÇÃO PRÓ LETRAMENTO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
IX ENCONTRO - VI FASCÍCULO

Temática: O livro didático em sala de aula: Algumas reflexões
Data: 08/05/2010
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: E. M. E. F. ELINDA SIMPLÍCIO COSTA
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Objetivos de Ensino:
• Refletir sobre o processo de modificação dos livros didáticos de alfabetização e de Língua Portuguesa a partir da institucionalização do PNLD.
• Analisar as características dos atuais livros didáticos.
• Discutir sobre o uso que os professores fazem do livro didático em suas práticas de ensino.

Objetivos de Aprendizagem:
• Reconhecer o livro didático como ferramenta importante nos processos de ensino e aprendizagem.
• Compreender quais os critérios necessários a serem observados na escolha do livro didático.
• Entender as modificações efetivadas nos livros didáticos atuais.

Materiais a serem utilizados:
 Data-show
 Notbook
 CD do Fascículo VI ( slides e vídeos)

MANHÃ
08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada
8h20min às 08h50min – Pensando juntos - socialização da atividade à distância alusiva as atividades com o dicionário referentes durante formação anterior.
08h50min às 09h30min – Leitura e análise do texto: “Planejar aulas – com quais recursos?”
A formadora orienta aos cursistas que leiam individualmente o texto, realizando as atividades a seguir:
• Destaque do texto os pontos interessantes contidos no texto: aspectos com os quais você concorda e aqueles com os quais discorda, posicionando-se.
• Os livros didáticos já chegaram às escolas. Você já o está utilizando? Sim, não... Por quê? Qual é a sua expectativa quanto ao uso desse material?
09h30min às 10h00min - Socialização das análises feitas nos grupos
A formadora orienta os cursista para socialização das idéias. Não é necessário um aprofundamento do tema nesse momento, porque haverá outras atividades de reflexão. A intenção é colher as idéias que as professoras têm sobre o Livro Didático.
10h00min às 10h15min - Intervalo
10h15min às 10h30min – Apresentação em slide e discussão do primeiro ponto da Unidade I, do Fascículo 06 – “Antigos e novos livros didáticos de Língua Portuguesa e Alfabetização.” (p. 7 a 10)
Encaminhamento: Utilizando o data-show a formadora apresenta em slides os principais pontos levantados nesse texto, suscitando as considerações do grupo numa discussão coletiva.
10h30min às 11h00min - Atividade de reflexão sobre os Livros Didáticos de Alfabetização e Língua Portuguesa –
Encaminhamento: A formadora propõe que os professores-cursistas respondam aos questionamentos propostos:
1. Os livros de alfabetização recomendados pelo PNLD que você conhece são diferentes das antigas cartilhas? Em quais aspectos?
• Em sua prática de alfabetização, você tem utilizado os novos livros didáticos de alfabetização? Quais são as suas impressões sobre ele: que aparece bom, o que parece estranho, as facilidades e dificuldades que está encontrando...
As respostas deverão estar contidas numa folha-resposta a ser entregue à formadora, devendo tais questionamentos ser retomados posteriormente. Cabe lembrar aos cursistas que esta atividade configura-se numa atividade avaliativa.
11h00min às 11h50min - Leitura de fragmento do texto: “As mudanças nos livros didáticos de Alfabetização e o processo de ensino-aprendizagem: algumas reflexões” . (p. 10 a 15 - Unidade 1 do Fascículo 6)
Encaminhamento: Individualmente os cursistas deverão ler o fragmento do texto sugerido (até a pág. 15), a fim de reverem suas reflexões da atividade anterior: se permanecem com as respostas e considerações apontadas lá, se desejam alterá-las ou ampliá-las.
TARDE
14h00min às 14h15min – Leitura compartilhada
14h15min às 14h30min – Retomada da atividade anterior.
14h30min às 15h - Identificação de princípios que deverão estar presentes nos Livros Didáticos de Alfabetização
Com apoio do Data-show a formadora apresenta aos cursistas alguns pontos fundamentais a serem aprendidos pelos alunos no processo de alfabetização e que deverão ser respeitados pelos LD de Alfabetização.
15h às 15h45min - Análise do livro didático de Língua Portuguesa usado pelas professoras
Encaminhamento: Individualmente as professoras deverão fazer a análise do Livro Didático de LP adotado por sua turma, observando o roteiro entregue pela formadora no qual deverão anotar suas observações e considerações durante a análise, bem como os dados da obra analisada.
15h45min às 16h00min - Intervalo
16h00min às 16h30min – Retomada da análise do livro didático.
16h30min às 17h30min- Socialização das análises do Livro Didático de Língua Portuguesa, realizadas pelas professoras-cursistas.
Encaminhamento: A formadora propõe que 02 professoras de cada ano apresente suas análises para apreciação do grupo. Aqui, a formadora deverá realizar intervenções com o objetivo de ampliar e sistematizar os conhecimentos das professoras quanto aos critérios a serem observados nos LDLP, especialmente nas oportunidades de escolha do LD. No decorrer das discussões, os demais cursistas deverão ser orientados a estar revendo as análises feitas, se desejam ampliar ou retirar alguma consideração.
17h30min às 17h50min – Avaliação do encontro
BIBLIOGRAFIA:
MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Ceris Ribas da; ALBUQUERQUE, Eliana Borges; MARCUSCHI, Beth; BREGUNCI, Maria das Graças C. e FERREIRA, Andréa Tereza Brito. O livro didático em sala de aula: Algumas Reflexões. UFPE E UFMG. In Pró Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.
OLLER, Débora. Planejar aulas – com quais recursos? In, 2ª Proposta formativa em Matemática – CEDAC/ Programa Escola que vale, Pólo NINE e SE grupo 1, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Maio 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário