PAUTA DA FORMAÇÃO PRÓ LETRAMENTO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
X ENCONTRO – Fascículo Complementar
Temática: Sistematização dos conceitos abordados na formação Pró-letramento: Alfabetização e Linguagem.
Data: 09/09/2010.
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: EMEF. ELINDA SIMPLÍCIO COSTA
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Objetivos de Ensino:
• Discutir as condições didáticas necessárias para a produção de textos.
• Proporcionar análise das modalidades organizativas do trabalho pedagógico de Língua Portuguesa.
• Promover a reflexão sobre os conceitos de Alfabetização e Letramento abordados no Pró-Letramento.
• Identificar a leitura como processo em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como sujeitos que produzem significados e sentidos.
Objetivos de Aprendizagem:
• Reconhecer a leitura como processo no qual os alunos devem atuar como sujeitos produtores de significados e sentidos.
• Compreender que a produção textual depende de condições didáticas que devem estar asseguradas.
• Perceber as modalidades organizativas do trabalho pedagógico como partes integrantes do planejamento.
• Analisar os processos de Alfabetização e Letramento como distintos e indissociáveis.
Materiais a serem utilizados:
Data-show
Notbook
CD do Fascículo V (slides e vídeos)
MANHÃ
08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada
8h20min às 08h50min – Abordagem dos conceitos de Alfabetização e Letramento.
Encaminhamento: A formadora propõe aos cursistas que retomem os conceitos de Alfabetização e Letramento, respondendo às seguintes questões:
• Conceitue Alfabetização e Letramento.
• São processos distintos?
08h50min às 09h20min – Leitura e discussão do texto “Letramento e alfabetização: Pensando a prática pedagógica. (p.69 a 73)
Encaminhamento: A formadora propõe a leitura coletiva do texto, fazendo as pausas necessárias. A seguir, sugere que as professoras retomem seus conceitos quanto a Alfabetização e Letramento a fim de ampliá-los ou substituí-los.
09h20min às 10h20min – Leitura e discussão do texto: “Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico: uma possibilidade” . (p. 109)
Encaminhamento: Agrupadas em trios, as professoras deverão ler o texto sugerido acima, fazendo anotações devidas, com base nos seguintes questionamentos:
• Qual a concepção de linguagem e que relações ela estabelece na sociedade, segundo a autora?
• De que modo a organização do trabalho pedagógico se apresenta no texto?
• A forma como você organiza o seu trabalho pedagógico contempla as necessidades de aprendizagem da língua demandadas por seus alunos?
10h20min às 10h30min – Intervalo
10h30min às 11h00min – Socialização dos estudos relativos ao texto: “Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico: uma possibilidade”
Encaminhamento: A formadora propõe que os grupos leiam suas respostas e, a partir disso, potencializa as discussões, intervindo de modo a ampliar e sistematizar os conhecimentos levantados no grupo.
11h00min às 11h30min – Análise de uma rotina pedagógica
Encaminhamento: Individualmente, as professoras deverão analisar uma rotina de trabalho pedagógico relativa à Língua Portuguesa, observando os seguintes pontos:
1. Quais as concepções do trabalho com a linguagem e do ensino da língua portuguesa estão subjacentes na rotina analisada.
2. Após observar e estudar a rotina, aponte quais os aspectos positivos e quais as deficiências apresentadas na proposta. Utilize o quadro de análise para listá-los.
11h30min às 12h00min – Socialização das análises da rotina pedagógica.
Encaminhamento: A formadora oportuniza a 02 (duas) professoras que leiam suas análises, intervindo de modo a sistematizar os conhecimentos abordados. As demais professoras deverão rever suas anotações, com base na discussão suscitada no grupo, expondo suas dúvidas e considerações durante as discussões.
TARDE
14h00min às 14h30min – Situação homológica de produção de texto
Encaminhamento: A formadora propõe as professoras-cursistas que participem de uma atividade de produção textual semelhante àquelas que são propostas aos alunos.
14h30min às 15h00min – Análise da situação homológica vivenciada pelas professoras
Encaminhamento: A formadora propõe que as professoras analisem individualmente a situação didática vivenciada, levantando as dificuldades encontradas durante a produção. Tais pontos deverão ser discutidos:
1. Ao ler a proposta de produção textual, quais sentimentos foram mobilizados: conforto/desconforto em relação ao que foi solicitado, confiança/desconfiança na sua capacidade de realizar a atividade sugerida.
2. As condições didáticas foram garantidas com a proposta de produção? Cite-as.
15h00min às 15h30min – Socialização das análises da situação homológica vivenciada pelas professoras
Encaminhamento: A formadora sugere que 02 professoras leiam as análises feitas, a partir disso, retoma com o apoio do data show, no grupo, quais as condições didáticas que devem estar garantidas ao se propor uma produção textual aos alunos.
15h30min às 16h00min – Análise das práticas de leitura ressaltadas no Pró-letramento
Encaminhamento: Com o apoio do data show, a formadora apresenta e retoma com o grupo quais as situações didáticas de leitura abordadas durante o programa de formação.
16h00min às 16h20min – Análise dos portfólios das professoras/cursistas
Encaminhamento: Com o apoio do data show, a formadora retoma com as cursistas os elementos que deverão compor os portfólios. Nesse momento, cada professora deverá estar analisando seu portfólio a fim de avaliar o que já foi produzido e o que ainda falta para a conclusão deste documento.
16h20min às 17h50min - Retomada as expectativas das professoras/cursistas em relação ao Pró-letramento.
Encaminhamento: A formadora remonta a árvore das expectativas criada no primeiro encontro de formação, e avalia com as professoras/cursistas até que ponto as expectativas em relação ao programa alcançadas.
16h50min ÀS 17h10min – Avaliação do programa.
17h10min às 18h00min –
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FERREIRA, Maria Beatriz. Fascículo Complementar. UEPG. In Pró Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.
PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO. TV ESCOLA. Alfabetização e Letramento.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa, vol.2. Brasília, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2007. (p. 109)
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