RSS

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RELATÓRIO DO 1 ENCONTRO DO REVEZAMENTO

Relatório do I encontro Revezamento de Alfabetização e Linguagem em Marabá-PA.
Data: 19/11/2010
Público alvo: professores e coordenadores do 1ª ao 5º ano das escolas municipais.
Polos: Nova Marabá e São Félix
Locais de formação: E.M.E.F. Augusto Bastos Morbach e E.M.E.F. Jarbas Passarinho
Formadoras: Elis Jane Rodrigues, Jacielle Santos, Kênia Monteiro, Mª Joaquina Sousa, Taciana Araújo.

A apresentação foi um momento muito interessante, pois todos expuseram suas experiências profissionais e de formação, bem como suas expectativas com relação ao programa Pró Letramento de linguagem, são elas: aprender mais, adquirir novos conhecimentos, novas metodologias, aprendizagem e valorização, trocas de experiências, entre outros.
Em seguida fizemos a apresentação do Programa em que foi enfatizado os critérios de avaliação exigidos pela UNB para certificação dos cursistas. No momento esclarecemos também as alterações quanto a atuação dos coordenadores.
Continuando a pauta, os cursistas foram convidados a construir um contrato didático para melhor desempenho das atividades durante os encontropresenciais. Entre estes: pontualidade, compromisso com as atividades, respeito à fala dos outros, manter celular no silencioso, atender ligações fora da sala, cumprir o contrato didático.
Após a construção do contrato didático foi realizado uma atividade em grupo com objetivo de fazer um levantamento de conhecimento prévio sobre os conceitos de Alfabetização e Letramento. Durante a socialização percebemos que a maioria dos professores já tinham a compreensão destes conceitos, houve algumas divergências e dúvidas com relação as perguntas sistematizadas (são processos distintos/ quando devem ser iniciados?)
Concluída a socialização, os cursistas fizeram em grupo a leitura para aprofundamento sobre o tema. Em seguida foi retomado os conceitos construídos e feito as devidas considerações intermediadas pelas formadoras além de leitura coletiva sobre o mesmo para reafirmar os conceitos estudados.
Para concluir foi apresentado slides com sugestões para elaboração do memorial e apresentado um quadro comparativo entre Alfabetização e Alfabetização e Letramento. Também distribuímos os fascículos para aqueles que não o tinham.
A pauta não foi cumprida na íntegra por falta de tempo. Ao final destinamos um tempo para preenchimento das fichas de inscrição e avaliações do encontro. Nesta foi destacado como pontos positivos: O tema do estudo, a metodologia e atuação das formadoras, a troca de experiências com outros educadores.
Entre os pontos negativos citaram: infra-estrutura não favorece uma temperatura adequada, ou seja salas quentes. Super lotação em algumas salas e falta de cursistas em outras. O tempo destinado para as atividades foi insuficientes, pouco lanches, local de encontro mais próximo da parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário