Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem
I ENCONTRO- FASCÍCULO I- CAPACIDADES LINGUÍSTICAS: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Temáticas:
1. O curso Pró-Letramento: o processo de formação, a metodologia, os fascículos;
2. Alfabetização e Letramento.
Data: 19 /11 /2010
Horário: 08 h às 12h e de 14h às 18h
Locais: Escolas Augusto Morbach e Jarbas Passarinho
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e professores de 1ª ao 5ª ano em regência de sala da rede municipal de ensino.
Objetivos de ensino:
Apresentar a dinâmica de desenvolvimento da segunda etapa do Pró-letramento de Alfabetização e Linguagem.
Refletir sobre as diferentes concepções relacionadas à aprendizagem e ao processo de alfabetização e letramento.
Objetivos de aprendizagem:
Compreender os conceitos e concepções fundamentais ao processo de alfabetização e letramento.
Refletir sobre as práticas de alfabetização e letramento na sala de aula.
Materiais a serem utilizados:
Data show, not book, papel cartão, papel A4, pinceis, fita crepe,
AGENDA DO DIA
Manhã
8:00 – Leitura compartilhada
8:10 – Apresentação do programa para o revezamento em slides.
Encaminhamento:
Funcionamento do programa no município: Terá a periodicidade mensal, por 08 horas. Cada encontro de formação contará com estudos relativos às unidades dos fascículos e tematização da prática. A avaliação será contínua, utilizando critérios ligados à participação nos encontros, freqüência, realização das atividades extra-classe, registros e construção de portfólio. Salientar que poderão surgir divergências entre as metodologias adotadas entre os formadores de Alfabetização e os de Matemática e que elas decorrem do fato de serem os formadores orientados por universidades diferentes (UNB e UFPA). Neste momento também a formadora deverá apresentar o caderno de acompanhamento do cursista e os critérios de avaliação.
O formador estará utilizando esse momento para esclarecer possíveis dúvidas entre os cursistas.
Ao final, o formador pede aos cursistas para trazerem a tarde seus documentos para preenchimento das fichas de inscrição para o revezamento.
9:00h Contrato Didático
Sugestões:
Pontualidade, celular no silencioso (atender fora da sala), pontualidade após o intervalo, respeitar a fala do outro, fazer registro, ser objetivo nas falas e participação.
9:20 – Dinâmica da árvore do conhecimento – Objetiva visualizar as expectativas dos cursistas em relação à formação continuada/PRÓ-LETRAMENTO.
Encaminhamento: O formador entrega uma folhinha e um fruto para cada cursista. (A que veio? É a questão que deverá ser respondida no fruto – O que trouxe? É a questão que deverá ser respondida na folha). Os cursistas após anotarem suas respostas nos devidos elementos, deverão apresentar-se ao grupo lendo suas respostas, montando a árvore. O formador conclui a atividade falando sobre a importância da formação continuada no percurso profissional do professor.
10:00- Intervalo
10:15 – Levantamento dos conhecimentos prévios da turma sobre os conceitos de ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO.
Encaminhamento:
O formador divide a turma em grupos com 03 componentes solicitando aos cursistas que respondam os questionamentos abaixo e registrem as respostas em cartaz:
- O que é alfabetização?
- O que é letramento?
- São processos distintos? Quando deverão ser iniciados?
Cada grupo lê e apresenta as respostas elaboradas.
Nessa etapa o formador deve limitar-se ouvir/ler as considerações feitas pelo grupo, pois o objetivo dessa atividade é identificar o que os professores sabem sobre alfabetização e letramento.
10:45 – Leituras importantes: Verbetes: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA – Fascículo 01, Unidade 01 e o texto “Letramento e Alfabetização pensando a prática pedagógica” (p.69) Ensino fundamental de nove anos:orientações para as crianças de seis anos de idade. MEC. 2007
Encaminhamento:
Os cursistas são orientados a ler de forma compartilhada os verbetes determinados e o texto: “Letramento e Alfabetização pensando a prática pedagógica”, considerando os questionamentos feitos na atividade anterior a fim de reelaborar suas respostas, se necessário.
12:00 – Intervalo para almoço.
TARDE
14:00 – Dinâmica de abertura/Leitura compartilhada.
14:15 – Sistematização dos conceitos de Alfabetização e Letramento.
Encaminhamento:
Cada grupo apresenta as respostas revisadas dos questionamentos feitos anteriormente e o formador deve sistematizar as discussões na lousa (ampliando os conceitos, definindo, esclarecendo dúvidas...), a fim de que sejam estabelecidos adequadamente os conceitos da turma para Alfabetização e Letramento.
15: 00 – Elaboração de atividades que abordem o tema estudado.
Encaminhamento: a formadora orienta aos cursistas que com base em roteiro de planejamento elaborem atividades que contemplem alfabetizar letrando.
16:00 h - Intervalo.
16: 15- Socialização das atividades
16: 40- Entrega das fichas de inscrição e avaliação do encontro.
Encaminhamentos EAD
• Memorial
• Leitura do Fascículo 1
Solicitar aos cursistas que elaborem um memorial onde ressaltarão o processo de aquisição da leitura e escrita e as práticas que estavam subjacentes ao processo de sua alfabetização, mostrando através de relatos pontos positivos e negativos em relação à metodologia adotada e não esquecendo de falar o que motivou a ser professor.
Referências Bibliográficas:
BATISTA, Antônio A. G.(org.) Capacidades lingüísticas: alfabetização e letramento. Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília,2008.
BRASIL, Ministério da educação/Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança d
Nenhum comentário:
Postar um comentário