RSS

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Temática: Organização e uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura

PAUTA DA FORMAÇÃO PRÓ LETRAMENTO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

VIII ENCONTRO - IV FASCÍCULO

Temática: Organização e uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura

Data: 28/05/2010

Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h

Locais: EMEF. Cel. Magalhães Barata, Biblioteca do Professor e EMEF. Paulo Umbelino

Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.

Objetivos de Ensino:

  • Refletir sobre uso da biblioteca e das salas de leitura como prática importante na formação de leitores e escritores competentes.
  • Propor alternativas para organização de um espaço de leitura nas escolas que não tiverem uma biblioteca.
  • Promover a reflexão sobre o uso do dicionário em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Reconhecer o espaço de leitura como aliado na formação de alunos leitores e escritores.
  • Compreender a relevância do dicionário como parceiro no dia-a-dia em sala de aula.
  • Conhecer alternativas para a organização do espaço de leitura na escola, quando esta não contar com uma biblioteca.

Materiais a serem utilizados:

ü Data-show

ü Notbook

ü CD do Fascículo V ( slides e vídeos)

MANHÃ

08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada

8h20min às 08h50min – Pensando juntos - socialização da atividade à distância alusiva à aplicação dos jogos planejados durante formação anterior.

08h50min às 09h20 - Levantamento de conhecimentos prévios sobre os espaços de leitura presentes nas escolas.

Encaminhamento: A formadora lança os seguintes questionamentos ao grupo onde cada escola representada deverá responder:

1. Como o espaço de leitura é organizado? Qual a estrutura?

2. Para quê e para quem se destina o espaço de leitura?

3. Como é utilizado pelas professoras e/ou pela escola? Existe algum projeto que envolva a utilização desse espaço?

Como o objetivo é conhecer as idéias das professoras em relação à organização e uso da biblioteca ou sala de leitura nas escolas cada uma deverá socializar suas experiências, projetos, organizações e estrutura oferecido pela escola onde as crianças possam vivenciar diferentes situações de leitura.

09h20min às 10h00min – Exibição e discussão dos slides com os tópicos:

· A biblioteca escolar. Para quê? Como utilizá-la?

· Organização e usos da biblioteca e das salas de leitura.

· Livros grossos ou finos? Com figuras ou sem figuras?

Encaminhamento: A formadora apresenta os slides propondo discussão no grupo sobre os tópicos abordados.

10h00min ás 10h20min- Lanche

10h20min às10h40min- Leitura e discussão do texto: O uso do dicionário

Encaminhamento: A formadora propõe a leitura coletiva do texto, realizando pausas necessárias para discussão dos pontos relevantes.

10h40min às 11h30min – Planejamento de atividades a serem executadas nas turmas.

Encaminhamento: A formadora propõe aos professores as atividades considerando o ano trabalhado para realizarem planejamento tendo como base o roteiro a ser entregue:

Atividade: Ordem alfabética dos nomes – Pág. 38 – Turmas do 1º e 2º anos.

Atividade: Produção de um dicionário de classe – Pág. 38 – Turmas do 4º ano.

Atividade: Jogo da adivinhação – Pág. 39 – Turmas do 5º ano.

11h30min às 12h00min – Socialização dos planejamentos realizados.

Encaminhamento: A formadora oportuniza a 1 professor de cada ano que socialize seu planejamento com o grupo, sendo este o momento em que poderá realizar algumas intervenções, ampliando os conhecimentos do grupo.

TARDE

14h00min às 16h30min – Sessão de filme – O leitor

Encaminhamento: Os Professores serão convidados a assistir o filme, em seguida fazer análise apartir de um roteiro para posterior socialização.

16h30min às 17h10min – Análise do filme

Encaminhamento: A formadora propõe a socialização das observações realizadas pelos professores com base no roteiro disponibilizado.

17h10min às 17h30min – Orientações para realização da atividade à distância.

Encaminhamento: A formadora informa aos professores que eles deverão:

· Executar a atividade planejada durante esta formação com sua turma;

· Produzir relatório descritivo da atividade executada, salientando as dificuldades e avanços ocorridos durante a realização da atividade.

· Lembrar aos professores que deverão trazer na próxima formação o livro didático que utiliza em sala de aula.

17h30min às 18h00min – Avaliação do encontro.

BIBLIOGRAFIA:

VIEIRA, Adriana Silene; Fernandes, Célia Regina D; Silva, Márcia Cabral da e Martins, Milena Ribeiro. Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura. UNICAMP. In Pró Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário