PAUTA DA FORMAÇÃO PRÓ LETRAMENTO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
VIII ENCONTRO - IV FASCÍCULO
Temática: Organização e uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura
Data: 28/05/2010
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: EMEF. Cel. Magalhães Barata, Biblioteca do Professor e EMEF. Paulo Umbelino
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Objetivos de Ensino:
- Refletir sobre uso da biblioteca e das salas de leitura como prática importante na formação de leitores e escritores competentes.
- Propor alternativas para organização de um espaço de leitura nas escolas que não tiverem uma biblioteca.
- Promover a reflexão sobre o uso do dicionário em sala de aula.
Objetivos de Aprendizagem:
- Reconhecer o espaço de leitura como aliado na formação de alunos leitores e escritores.
- Compreender a relevância do dicionário como parceiro no dia-a-dia em sala de aula.
- Conhecer alternativas para a organização do espaço de leitura na escola, quando esta não contar com uma biblioteca.
Materiais a serem utilizados:
ü Data-show
ü Notbook
ü CD do Fascículo V ( slides e vídeos)
MANHÃ
08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada
8h20min às 08h50min – Pensando juntos - socialização da atividade à distância alusiva à aplicação dos jogos planejados durante formação anterior.
08h50min às 09h20 - Levantamento de conhecimentos prévios sobre os espaços de leitura presentes nas escolas.
Encaminhamento: A formadora lança os seguintes questionamentos ao grupo onde cada escola representada deverá responder:
1. Como o espaço de leitura é organizado? Qual a estrutura?
2. Para quê e para quem se destina o espaço de leitura?
3. Como é utilizado pelas professoras e/ou pela escola? Existe algum projeto que envolva a utilização desse espaço?
Como o objetivo é conhecer as idéias das professoras em relação à organização e uso da biblioteca ou sala de leitura nas escolas cada uma deverá socializar suas experiências, projetos, organizações e estrutura oferecido pela escola onde as crianças possam vivenciar diferentes situações de leitura.
09h20min às 10h00min – Exibição e discussão dos slides com os tópicos:
· A biblioteca escolar. Para quê? Como utilizá-la?
· Organização e usos da biblioteca e das salas de leitura.
· Livros grossos ou finos? Com figuras ou sem figuras?
Encaminhamento: A formadora apresenta os slides propondo discussão no grupo sobre os tópicos abordados.
10h00min ás 10h20min- Lanche
10h20min às10h40min- Leitura e discussão do texto: O uso do dicionário
Encaminhamento: A formadora propõe a leitura coletiva do texto, realizando pausas necessárias para discussão dos pontos relevantes.
10h40min às 11h30min – Planejamento de atividades a serem executadas nas turmas.
Encaminhamento: A formadora propõe aos professores as atividades considerando o ano trabalhado para realizarem planejamento tendo como base o roteiro a ser entregue:
Atividade: Ordem alfabética dos nomes – Pág. 38 – Turmas do 1º e 2º anos.
Atividade: Produção de um dicionário de classe – Pág. 38 – Turmas do 4º ano.
Atividade: Jogo da adivinhação – Pág. 39 – Turmas do 5º ano.
11h30min às 12h00min – Socialização dos planejamentos realizados.
Encaminhamento: A formadora oportuniza a 1 professor de cada ano que socialize seu planejamento com o grupo, sendo este o momento em que poderá realizar algumas intervenções, ampliando os conhecimentos do grupo.
TARDE
14h00min às 16h30min – Sessão de filme – O leitor
Encaminhamento: Os Professores serão convidados a assistir o filme, em seguida fazer análise apartir de um roteiro para posterior socialização.
16h30min às 17h10min – Análise do filme
Encaminhamento: A formadora propõe a socialização das observações realizadas pelos professores com base no roteiro disponibilizado.
17h10min às 17h30min – Orientações para realização da atividade à distância.
Encaminhamento: A formadora informa aos professores que eles deverão:
· Executar a atividade planejada durante esta formação com sua turma;
· Produzir relatório descritivo da atividade executada, salientando as dificuldades e avanços ocorridos durante a realização da atividade.
· Lembrar aos professores que deverão trazer na próxima formação o livro didático que utiliza em sala de aula.
17h30min às 18h00min – Avaliação do encontro.
BIBLIOGRAFIA:
VIEIRA, Adriana Silene; Fernandes, Célia Regina D; Silva, Márcia Cabral da e Martins, Milena Ribeiro. Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura. UNICAMP. In Pró Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário