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terça-feira, 2 de março de 2010

PAUTA DO CURSISTA

V ENCONTRO- VII FASCÍCULO

Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem
Data: 26/02/2010
Temática:
1. Modos de Falar Modos de Escrever
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: EMEF. José Mendonça Vergolino
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.

Objetivos de Ensino:
• Compreender os modos de falar dos alunos em diversas circunstâncias, e as estratégias que podem ser empregadas em sala de aula para produzir textos coletivos.
• Proporcionar momentos de estudo sobre as atividades de leitura em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem:
• Refletir sobre as características do texto oral espontâneo de alunos de primeira série e do texto escrito elaborado coletivamente em sala de aula.
• Trabalhar com regras variáveis freqüentes nas nossas comunidades de fala, que estão presentes nas produções orais dos alunos.
• Refletir sobre a integração dos saberes da oralidade e sobre as convenções da língua escrita na produção textual dos alunos.
• Aprofundar conhecimento em relação as atividades de leitura e interpretação no contexto escolar.

Materiais a serem utilizados:

 Data-show
 Notbook
 CD do Fascículo 7 ( slides e vídeos)
 Texto complementar “ Chico Bento”
 Papel 40 e pincéis
MANHÃ

08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada “nois mudemo”
08h20min às 08h50min – Levantamento de conhecimentos prévios sobre: produção oral com destino escrito.
Pergunta a ser lançada à turma: Em sua turma você realiza a atividade de produção coletiva (produção oral com destino escrito)? De que forma? Quais são os desafios na realização dessa atividade?
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08h50min h às 09h20min – Apresentação do vídeo com situação de produção oral com destino escrito.
09h20min ás 09h45min - Apresentação em slide: A construção do texto coletivo em sala de aula –Unidade I
Encaminhamento:
O formador apresenta os slides, fazendo comentários quando considerar oportuno.
09h45min ás 10h Intervalo
10h00min às 11h00min - Análise das marcas da oralidade representadas na produção escrita do texto do Chico Bento “A fessora”.
11h00min às 11h45min – Socialização das análises das marcas da oralidade.

TARDE
14h00minh ás 14h45min - Apresentação em slide da Unidade II – A monitoração na fala e na escrita.
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14h45min ás 15h00min - Apresentação do vídeo: Chico Bento no Shopping

15h00min às 15h45min- Apresentação do vídeo de leitura “Maria vai com as outras”

15h45min às 16h00min – Intervalo
16h00minh às 16h30min - Socialização das observações feita durante a apresentação do vídeo.
16h30min às 17h00min – Leitura compartilha do texto: “Leitura e compreensão” – Autora: Rosângela Gabriel.
17h00min às 17h20min – Informativos e deliberações sobre o Seminário.
17h30min às 17h50min – Encaminhamento da Atividade à Distância
Encaminhamento da atividade à distância:
O formador orienta os cursistas à:
1.Realizar a atividade 07, proposta na página 36 do fascículo 07.
2. Fazer relatório da atividade realizada.
17h50min às 18h00min – Avaliação do encontro e freqüência.

Bibliografia:
ELIZABETH BORTONE, Márcia e BORTONI RICARDO, Stella Maris . Modos de falar e Modos de Escrever- Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.
GABRIEL Rosângela. Professora Mestre e Doutora em Letras pela PUCRS.
SOLÍGNO, ROSURA. Cadernos da TV Escola: português MEC/SEED, 2000.
GOMES, Paula. Oficina de produção de texto-Narração. Laboratório de Estudos e Pesquisa em Processo de Aprendizagem e Escolarização- LEPPAE- FE/UnB. Brasília, set.2009.

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