Formação Pró-Letramento – Alfabetização e Linguagem
Data: 24/03/2010
Horário: 08 h às 12h e de 14h às 18h
Locais: E.M.E.F.Cel. Magalhães Barata, Biblioteca do Professor e Paulo Umbelino.
Público alvo: Professores de 1º ao 5º ano e Coordenadores pedagógicos e da rede municipal. Encontro: VI
Formadora:MªJoaquina, Kênia, Taciana, Elis Jane, Elizângela e Jacielle
Temática: Revisar para aprender a escrever e revisar textos bem escritos
Objetivos de Ensino:
• Evidenciar a importância da revisão de texto com foco na organização do discurso a partir do conhecimento lingüístico dos alunos.
• Proporcionar momentos de estudo e análise sobre a língua como instrumento para melhorar a qualidade da produção de texto, valorizando procedimentos de revisão ortográfica, concordância e pontuação.
• Explicitar o quanto a leitura (lida ou escutada) de textos de escritores profissionais pode ajudar o aluno a apreciá-los e a aprender sobre a forma que usam a linguagem escrita
Objetivos de Aprendizagem:
• Tematizar a revisão textual focada nos aspectos relacionados à organização do discurso e do conhecimento lingüístico de que os alunos dispõem.
• Discutir como a revisão de um texto vai muito além de corrigir ortografia, concordância e pontuação.
• Reconhecer que a intervenção do professor é fundamental para tornar os alunos capazes de identificar aspectos do texto que precisam ser melhorados, atribuindo-lhes o papel de revisor.
• Compreender o quanto a leitura (lida ou escutada) de textos de escritores profissionais pode ajudar o aluno a apreciá-los e a aprender sobre a forma que usam a linguagem escrita.
• Discutir que se aprende a produzir um texto bem escrito lendo textos de qualidade e refletindo sobre eles
• Perceber que também é possível trabalhar a análise e reflexão de textos bem escritos com alunos não-alfabetizados.
Conteúdos:
• Procedimentos didáticos para revisão de textos.
• Revisão coletiva de um texto do ponto de vista discursivo.
• Exploração dos recursos de linguagem que se usa para escrever.
• Reflexão voltada para o uso da linguagem na situação em que ela se realiza: exploração de diferentes possibilidades de transformação dos textos (supressões, ampliações, substituições, alterações de ordem etc.).
• Análise e reflexão sobre a linguagem que se escreve e sobre a variedade de recursos usados por bons escritores profissionais.
• Procedimentos para revisão de textos bem escritos.
Materiais a serem utilizados:
• Data-show
• Notebook
• CD do PROFA – Módulo II unidades 7 e 8
• Papel 40
• Pincéis
AGENDA DO DIA
MANHÃ
08h00min - Leitura compartilhada “A terra onde não se morre nunca” Ítalo Calvino.
08h20min – Pensando juntos: socialização da atividade de leitura feita pelo professor realizada com os alunos.
Encaminhamento: A formadora deve solicitar que alguns professores socializem suas experiências durante a realização da atividade de leitura proposta na atividade à distância.
08h40min - Levantamento de conhecimentos sobre revisão de textos: o que revisar nas produções escritas dos alunos e como fazê-lo.
IMPORTANTE:
Essa atividade tem por objetivo levantar os conhecimentos prévios dos professores sobre a revisão de um texto. Durante a discussão, o formador circula pelos grupos, procurando problematizar os encaminhamentos da proposta e ajudar os professores a identificar os pontos que precisam ser melhorados – com o propósito de tornar o texto mais claro e compreensível, ou então mais bonito e agradável de ler.
Proposta de Encaminhamento:
Solicitar aos professores que, em pequenos grupos, leiam o texto “Curupira – versão original” e em seguida analisem o texto “Curupira – versão recontada” e identifiquem aspectos que prejudicam sua compreensão.
A partir dessa análise, pedir para apontarem os aspectos que consideram necessário alterar: o que acrescentar, retirar, deslocar ou transformar para que sua leitura se torne mais fácil e agradável, mas com cuidado para não descaracterizá-lo.
Orientar os professores para que anotem suas conclusões no Caderno de Registro.
Explicar que tais conclusões serão retomadas após a apresentação do Programa Revisar para aprender a escrever – Parte I.
09h20min - Apresentação do programa de vídeo Revisar para aprender a escrever, parte I.
Importante!
Informar aos professores que o programa de vídeo trata da revisão dos aspectos discursivos do texto, sem se preocupar com a revisão ortográfica e de pontuação.
O programa mostra que alunos ainda não alfabetizados, escritores iniciantes e que não lêem com fluência, possuem competência para olhar o texto como objeto de reflexão e desenvolver o procedimento de apreciar e revisar textos.
Proposta de Encaminhamento:
Apresentar o programa, fazendo as pausas sugeridas.(p.149)
10h10min – Intervalo
10h25min- Retomada da análise inicial do texto “Curupira”.
Proposta de Encaminhamento
Propor aos professores que se reúnam em grupos e agora, com maiores informações, retomem suas anotações acerca do texto “Curupira – versão recontada” confrontando-as com as situações de revisão apresentadas no programa de vídeo.
Socializar e sistematizar as observações levantadas pelos grupos, fazendo o registro na lousa, ou em um cartaz.
Solicitar aos professores que leiam a versão do texto “Curupira” revisada pelos alunos da professora Regina.
Para auxiliar nas discussões sobre o trabalho com o texto Curupira, é interessante que o formador leia os apontamentos p.153.
11hmin - Leitura e análise do texto do aluno Renan.
Importante
O principal objetivo dessa atividade é propiciar ao professor um momento para refletir sobre a importância de olhar de uma nova forma o texto do aluno, observando o que ele sabe da linguagem que se escreve e o que precisa aprender; não se trata de classificar as considerações dos professores como certas ou erradas.
Proposta de Encaminhamento:
Distribuir o texto produzido pelo aluno Renan.
Solicitar aos professores que analisem o texto, em pequenos grupos, relacionando os aspectos que precisam ser melhorados e anotando em seu Caderno de Registro.
Informar aos professores que as anotações dos grupos serão retomadas no decorrer do trabalho.
11h 30min- Leitura do texto “Uma estratégia para auxiliar a revisão de aspectos discursivos dos textos produzidos pelos alunos”.
Proposta de Encaminhamento
Distribuir o texto para os professores fazerem leitura individual e grifarem as informações que considerarem mais relevantes. Informar que nesse texto encontrarão informações sobre a produção de Renan.
Pedir para socializarem suas observações, discutindo nos grupos os trechos considerados mais relevantes.
Propor que sistematizem no Caderno de Registro as informações contidas nos trechos selecionados.
TARDE
14h00min - Apresentação do programa de vídeo Revisar para aprender a escrever, parte II.
Importante
Comentar com os professores a segunda parte do programa de vídeo. Trata-se de uma aula expositiva mostrando que os organizadores textuais são elementos lingüísticos centrais na construção do sentido de um texto, isto é, são responsáveis pela coesão textual. Explicar também que, nessa segunda parte, optou-se por realizar apenas uma pausa.
Proposta de Encaminhamento
Propor que, durante a exibição, os professores registrem as questões que acharem mais relevantes.
Realizar a pausa nos pontos relevantes. (p.149)
14h35min - Retomada da análise inicial do texto do aluno Renan.
Proposta de Encaminhamento
Propor que os professores retomem, agora com mais informações, a análise que fizeram inicialmente da produção do aluno Renan, avaliando a necessidade de ampliar ou reformular as observações iniciais.
Socializar as considerações ampliadas e/ou reformuladas.
O formador faz a sistematização na lousa e pede para os professores anotarem em seu Caderno de Registro.
15h10min - Leitura do texto “Festança na floresta”.
Proposta de Encaminhamento
Pedir para os professores lerem o texto “Festança na floresta”.
Convidar os professores a apreciar o texto do ponto de vista estético, observando os recursos utilizados e a beleza da linguagem.
15h30min - Levantamento dos recursos lingüísticos utilizados no texto “Festança na floresta”.
Importante
Essa atividade tem por objetivo levar os professores a refletir sobre a linguagem utilizada pela autora – a forma pela qual utiliza determinadas expressões para indicar mudança de tempo, de lugar ou de personagem, sua maneira de empregar a pontuação, de contornar o problema de repetições, enfim, suas soluções para as questões da textualidade –, de forma a obter um texto bem escrito, diferente, agradável de ouvir e interessante de apreciar.
Deixar claro que a atividade não é de interpretação de texto, mas sim de reflexão lingüística: análise do texto do ponto de vista estético, observação dos recursos utilizados e da beleza da linguagem.
Enquanto os grupos trabalham, o formador circula entre eles para problematizar, orientar os encaminhamentos da proposta e ajudar os professores a identificar os recursos lingüísticos utilizados pela autora que tornam o texto agradável de ler, interessante, e muitas vezes engraçado. Convém ressaltar que a atividade não tem a pretensão de esgotar todas as possibilidades de apreciação do texto.
Subsídios para o formador p.157.
Proposta de Encaminhamento:
Propor que os professores analisem, em pequenos grupos, o fragmento do texto que vai do parágrafo começado com “Foi assim [...]” até o trecho “[...] é isso mesmo, pareciam umas verdadeiras macacas“. Em seguida pedir para fazerem uma relação dos recursos utilizados pela autora para deixar o texto diferente, bonito e bem escrito.
Solicitar que um professor de cada grupo leia as anotações e comente as conclusões do grupo.
Informar que essas anotações serão retomadas após a apresentação do programa de vídeo.
16h10min - Apresentação e discussão do programa de vídeo Revendo textos bem escritos.
Importante
O programa Revendo textos bem escritos apresenta atividades desenvolvidas com alunos de Educação Infantil, de 1ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, bem como a discussão com as professoras do grupo-referência, em reunião de planejamento.
Explicar que, na época da gravação do vídeo, alguns dos alunos que aparecem no programa ainda não estavam alfabetizados. Essa informação contribui para enfatizar que o aluno pode apreciar um texto sem saber ler e escrever convencionalmente: se puder ouvir a leitura de textos de qualidade, aprenderá a apreciá-los. Para isso, o professor também deve aprender a olhar o texto como objeto estético, apreciando-o juntamente com seus alunos.
Proposta de encaminhamento:
Explicar que o programa apresentará uma análise do texto literário em discussão.
Pedir para os professores terem em mãos as anotações que fizeram a respeito dos recursos utilizados pela autora do texto.
Exibir o programa, fazendo as pausas sugeridas.
Propor aos professores que, enquanto estiverem assistindo ao programa, procurem anotar o que julgarem importante.
Ao final da exibição, convidar os professores a comentar o que observaram, a fim de ampliar, reconstruir ou confirmar o que foi discutido em grupo. Anotar na lousa as conclusões importantes e pedir que copiem no Caderno de Registro.
17h - Orientações para realização da atividade à distância:
- Leitura do texto” Revisão do texto ‘ A lenda dos diamantes’ –Relatório reflexivo”
- Planejamento de uma atividade de revisão, para ser desenvolvida com os alunos.
Leitura do fascículo 5 – O Lúdico na Sala de Aula: Projetos e Jogos
17h25 - Avaliação do encontro
Bibliografia:
WEISZ, Telma. Programa de formação de professores alfabetizadores. Módulo II unidade 7-8.
WEISZ, Telma. Uma estratégia para auxiliar a revisão de aspectos discursivos dos textos produzidos pelos alunos. In. Programa de formação de professores alfabetizadores. Módulo II unidade 7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário