RSS

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

E.M.E.F. AVANIR TENÓRIO

Vários pesquisadores comprovaram a importância do convívio da criança com obras literárias, seja no aspecto afetivo-emocionais ou ideológicos. A leitura, nesse contexto, é considerada com instrumento de: aprendizagem continua e auto-educação, aperfeiçoamento geral da linguagem; experiência estética; exercício de liberdade; antecipação e ordenamento de experiências emocionais. Ajuda a desenvolver o espírito critico, da personalidade; capacidade de partilhar experiências entre outros.
Segundo Terzi,(1995), verificou-se que as crianças em exposição constante à audição de histórias e a manipulação de livros infantis expande seu conhecimento e seu grau de letramento de forma considerável.
Embora já tenhamos reconhecido o papel preponderante da leitura e da literatura no desenvolvimento da criança, ainda há muito a fazer para legitimar a sua presença efetiva na prática escolar, não apenas como forma de lazer, mas como momento de construção. Para tanto é preciso ultrapassar as constatações dos discursos acadêmicos e encontre eco na pratica escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário