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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os cursistas estão analisando atividades da revista NOVA ESCOLA para identificarem os eixos e as capacidades.


PROJETO DIDÁTICO: Criar agendas telefônicas
Anos: 1º e 2º Tempo estimado: Quatro aulas
Material necessário: Agendas telefônicas, alfabeto, cartões com os nomes de todos os alunos, folhas pautadas e com as letras do alfabeto.
Desenvolvimento:
1ª ETAPA: Inicie a conversa com os alunos falando sobre os vínculos de amizade que possuem com os colegas e quanto isso pode ser intensificado nos momentos em que estiverem fora da escola. Explique que a agenda telefônica é uma forma interessante de manter contato. Apresente alguns modelos, perguntando se eles sabem como usá-las. Faça perguntas do tipo: “Se eu quero falar com o Ricardo, procuro aqui nome por nome. Será que isso não demora muito?”. Mostre as letras expostas nas laterais de algumas agendas e pergunte se eles sabem o que isso significa. Assim que as relacionarem com a ordem alfabética, indique os estudantes que consultem o alfabeto da classe, deixando-o bem visível – uma sugestão é posicioná-lo acima do quadro.
2ª ETAPA: Em roda, faça uma leitura dos cartões com o nome dos alunos e deixe-os aleatoriamente um embaixo do outro. Peça que os pequenos organizem os nomes de acordo com a ordem alfabética para iniciar a produção das agendas. Oriente a atividade selecionando um nome por vez e relacionando-o com a seqüência do alfabeto. É possível perguntar, por exemplo: “Há mais alguém que começa com A, como a Aline?” Se houver nomes que se iniciem do mesmo modo, aproxime um nome do outro e ajude-os a entender que o critério de quem vem primeiro é a próxima letra ou, se forem iguais, a primeira do segundo nome.
3ª ETAPA: De posse da lista em ordem alfabética, promova uma leitura dos nomes, solicitando que localizem alguns como se fossem consultar uma agenda: “Se eu quiser falar com a Joana, onde procuro?” Para acionar conhecimentos sobre o valor sonoro da escrita, trabalhe nomes que começam com a mesma letra – leve-os a diferenciar, por exemplo, Bianca de Beatriz por causa do valor sonoro da vogal I.
4ª ETAPA: Coloque mais uma vez a lista de nomes no quadro e peça que cada um fale seu número de telefone para que seja registrado próximo ao nome. Em seguida, entregue uma folha com linhas para cada letra do alfabeto e solicite que façam a cópia dos nomes e números dos colegas respeitando a ordem. Oriente-os a montar as agendas com grampeador e a colar uma foto ou um desenho na capa.
Produto final: Agenda telefônica da turma.
Avaliação: Avalie cada aluno com base nos seguintes aspectos: identifica os nomes dos colegas? Faz relações com as letras do alfabeto e a ordem delas com os nomes dos alunos? Aproxima-se do valor sonoro convencional das letras? Reflete sobre a posição e a ordem das letras que compõem os nomes? A observação desses pontos auxilia a definir os agrupamentos para as próximas atividades, quando podem ser mesclados estudantes com níveis diferentes e aproximados.
Fonte: Revista Nova Escola – edição especial, Alfabetização - novembro 2009.

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